Pode ter lipedema na barriga?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Doença acomete as mulheres e provoca acúmulo anormal de gordura em membros do corpo. O lipedema é uma doença progressiva caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em membros do corpo, como glúteos, pernas, braços, coxas e abdômen.

O lipedema é uma doença do tecido adiposo caracterizada pela proliferação e inflamação das células do tecido adiposo das extremidades superiores ou inferiores.

Distribuição da gordura – a gordura da obesidade tende a ser distribuída de forma mais uniforme no corpo. Já no lipedema, os depósitos de gordura costumam causar dor e ficam concentrados, principalmente, nas nádegas, pernas e, às vezes, no braços.

​O lipedema é uma condição caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura nas pernas ou nos braços, em comparação com o tronco. Essa condição afeta prioritariamente as mulheres (90% dos casos) e pode causar dor, desconforto e ter um impacto significativo na qualidade de vida.

A única forma de curar o lipedema é com cirurgia. No procedimento, o médico remove as células adiposas doentes para que não se multipliquem e continuem fazendo mal à paciente.

“Alimentação inadequada, com uma quantidade exagerada de gorduras e carboidratos, falta de atividade física regular, elevados níveis de estresse, sono desregulado e consumo excessivo de bebidas alcóolicas são alguns dos itens que, somados, podem causar a gordura visceral”, conta o nutricionista.

Como desinflamar o Lipedema? Associar atividade física, dieta equilibrada e controle do estresse é a chave para melhorar a inflamação e a dor do Lipedema.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é clínico, onde nota-se o acúmulo de gordura em região glútea, coxas, joelhos e pernas, determinando uma desproporção entre a parte inferior e a superior do corpo, porém pode comprometer também os braços, mas poupa mãos, pés e o tronco.

Um dos exames que facilitam o diagnóstico é a ressonância magnética, em que é possível observar o acúmulo de gordura ao redor dos músculos. Além do exame, há sinais que indicam que a mulher pode ter a doença e deve procurar um médico especialista.

Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação. As carnes processadas foram salgadas, curadas, fermentadas ou defumadas para fins de sabor ou preservação.

Algumas das opções de tratamento na nutrologia para o Lipedema incluem:

  1. Dieta Equilibrada. Uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar no controle do Lipedema. ...
  2. Suplementação. ...
  3. Exercícios físicos. ...
  4. Drenagem Linfática. ...
  5. Uso de Meias de Compressão.

Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

Quando a mulher com Lipedema faz dieta, ela não perde peso nos membros que estão com acúmulo de gordura. Esta é a principal diferença para quem não tem a doença, que por meio de exercícios contínuos consegue emagrecer.

Apesar de ser um quadro que não tem cura, existem tratamentos que amenizam os sintomas. Os mais indicados pelo profissional de saúde irão depender do estágio do lipedema, mas são as chamadas “terapias combinadas”: drenagem linfática manual; exercícios físicos; dieta; cuidados com a pele e terapia compressiva.

Quais os tipos de Lipedema?

  • Lipedema do tipo 1: acúmulo de gorduras apenas no quadril. ...
  • Lipedema do tipo 2: acúmulo de gordura no quadril e coxas. ...
  • Lipedema tipo 3: acúmulo de gordura no quadril, coxas e pernas. ...
  • Lipedema tipo 4: acúmulo de gordura nos braços. ...
  • Lipedema tipo 5: acúmulo de gordura apenas nas pernas.

Esses desconfortos são causados pelo inchaço das células de gordura e, quanto mais intenso, maior o grau da inflamação na região. Entretanto, muitas vezes, o que se observa são regiões da pele com graus mais avançados e outras áreas com celulite em graus menores.