Pode se lavar com sabão em barra?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Gente, o sabão em barra ou pedra é uma excelente escolha quando for lavar roupas, louças e até limpar o chão, viu? Além de remover sujeiras, as opções como o de coco fazem bem pra pele e ainda ajudam o meio ambiente.

Indicados para serem usados diariamente no banho, os sabonetes em barra podem ser utilizados até por quem tem pele sensível, já que você pode optar por um tipo de sabão com baixa quantidade de sulfato — ingrediente usado na fabricação da espuma do shampoo.

Ele possui um pH mais alto que o pH natural da nossa pele, o que acaba agredindo o rosto. Já a pele da face é mais fina e sensível e pode ser prejudicada pelo uso do sabonete corporal. O ideal é dar preferência aos produtos faciais para fazer a limpeza da região", resume a dermatologista Giovana Moraes.

O sabão em pedra é um detergente em barra desengordurante. O sabão azul é indicado para limpar alumínios, pois conta com propriedades branqueadoras. Já o de coco apresenta melhores resultados na limpeza de roupas brancas e delicadas. O de glicerina tem fórmula suave e é ideal para tecidos.

"Água e sabão é a recomendação universal para cuidar da região. Sendo que o sabão líquido é mais higiênico do que o em barra e o suprassumo é o sabonete de glicerina, que também é recomendado para os bebês.

O sabão normal só remove a camada lipídica (gordura produzida pelas próprias células). Essa retirada que pode predispor um eczema ou ressecar a pele. Banhos muito demorados ou quentes, ou ficar utilizando sabão demais pode tirar essa camada lipídica.

Gente, o sabão em barra ou pedra é uma excelente escolha quando for lavar roupas, louças e até limpar o chão, viu? Além de remover sujeiras, as opções como o de coco fazem bem pra pele e ainda ajudam o meio ambiente.

“Se a pele for extremamente seca, pode utilizar a água micelar no lugar do sabonete”, explica. Além disso, em dias quentes ou que o rosto está muito sujo, a água micelar pode substituir o sabonete e ser utilizada na pele durante o dia com objetivo de limpar o rosto de uma forma prática.

"O contato com a água gelada melhora a circulação sanguínea fazendo uma vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), aliviando a inflamação e vermelhidão da pele, além de melhorar a oleosidade e promover a diminuição de inchaços e também dos poros", explica a dermatologista Roberta Almada.

Impactos e Alternativas. No meio ambiente os sabões podem causar um processo conhecido como eutrofização, que gera grandes problemas para os corpos hídricos e a vida aquática. Outro problema é a alcalinidade excessiva de alguns sabões e a formação de espuma.

Prefira a água fria e o sabão líquido
A água quente costuma danificar as roupas pretas, causando desbotamento e até mesmo encolhimento. Ajuste a temperatura! Outro cuidado é evitar o uso de sabão em pó, que pode se acumular nas peças escuras (causando manchas) e também desbotá-las.

Receita de sabão liquido caseiro de álcool. Esse sabão líquido rende 10 litros e você pode usar tanto para lavar roupa como para lavar louças.