Pode procurar emprego trabalhando?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Procure não alertar que você quer procurar emprego mesmo estando empregado. Infelizmente você corre o risco de ser demitido, se a sua empresa descobrir. Outra dica é não fazer muitas saídas por motivo pessoal quando precisar ir a uma entrevista.

Procurar um emprego enquanto você ainda está empregado pode ser um negócio arriscado, pois você pode ser descoberto, o que levaria a uma situação embaraçosa, ou até mesmo antecipar a sua despedida da organização, o que seria difícil de explicar em uma posterior entrevista de trabalho.

Vale sempre mencionar informações que demonstrem o bom desempenho profissional no período em que permaneceu na companhia, além de falar sobre sua busca por melhores oportunidades. “Destaque que está em busca de novos desafios e crescimento profissional.

A legislação trabalhista não se manifesta sobre a exclusividade para o reconhecimento do liame empregatício, ou seja, não há norma legal que estabeleça que o empregado deva prestar serviço somente a um único empregador para que a Justiça reconheça o vínculo empregatício.

A resposta para essa pergunta é: sim, é possível conseguir outro emprego após uma demissão por justa causa. Porém, é importante ressaltar que a justa causa pode gerar alguns obstáculos para o trabalhador que busca uma nova oportunidade.

6 motivos do porquê bons funcionários pedem demissão

  1. Salários baixos. Um dos principais motivos, claro, é o salário. ...
  2. Pouca flexibilidade. ...
  3. Má liderança. ...
  4. Problemas com a saúde mental. ...
  5. Pouca autorrealização. ...
  6. Clima de trabalho tóxico.

Sim! Como já mencionamos, se a rescisão do contrato for antecipada e sem justa causa por parte do empregador, o trabalhador fará jus à metade da remuneração que teria direito até o final do contrato. Se a rescisão for por iniciativa do empregado antes do término de 45 dias, este deverá indenizar o empregador.

Como pedir demissão por motivos pessoais
Indiferente do seu motivo para pedir demissão, comunique sua decisão mantendo um bom relacionamento com seus chefes e colegas. Quando os motivos são pessoais, você não precisa entrar em detalhes. Procure fazer o pedido pessoalmente e, depois, apresentar a carta de demissão.

E comunicar a mudança é só parte do processo. Além de chamar sua liderança direta para conversar e explicar as razões pelas quais você está partindo para uma jornada em outro lugar, vale demonstrar o quanto o período no emprego atual foi importante para o seu desenvolvimento e o quanto você tem gratidão por isso.

Você pode colocar experiências de 3 meses no currículo, principalmente se só atuou em trabalhos de curta duração. Nesse caso, para não cometer erros na candidatura, foque na experiência adquirida e nos aprendizados durante o curto período.