Estou com 57 anos de contribuição posso me aposentar?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 2 votos

Eu estou falando da aposentadoria por idade. Neste momento, contudo, suponho que você esteja se questionando sobre se será possível se aposentar pela aposentadoria por idade com 57 anos. Infelizmente, a resposta é que não.

Pedágio 100%
Homens: idade mínima de 60 anos e 35 anos de contribuição + 100% do tempo que faltava para se aposentar da data da Reforma; Mulheres: idade mínima de 57 anos de idade e 30 anos de contribuição + 100% do tempo que faltava para se aposentar da data da Reforma.

Para se aposentar por idade, o homem precisará ter 65 anos de idade. Já a mulher, agora em 2023, precisará de 62 anos de idade. Assim, para quem tem cerca de 15 anos de tempo de contribuição, e entre 55 e 60 anos de idade em 2023, a Aposentadoria por Idade não será possível.

Requisitos da aposentadoria por pontos (Regra antiga)
Para ter direito a se aposentar por essa regra é necessário ter completado entre 2015 e 2018 os seguintes requisitos: Homem: 35 anos de contribuição e 95 pontos. Mulher: 30 anos de contribuição e 85 pontos.

Como mencionado acima, para se aposentar por tempo de contribuição é necessário ter um tempo mínimo de contribuição de 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres), sem exigência de idade mínima. Isso significa que, se você tem 30 anos de contribuição, já atende a esse requisito.

O tempo mínimo de contribuição exigido pela regra do pedágio de 100% é o mesmo exigido para a aposentadoria por tempo de contribuição antes da reforma da previdência: 35 anos de contribuição para homens; e. 30 anos de contribuição para mulheres.

35 anos

sem exigência de idade mínima; 35 anos de tempo de contribuição; carência de 180 meses (15 anos); com fator previdenciário.

Portanto, se você é homem e está na casa dos 57 anos, conseguirá se programar para se aposentar pela regra do pedágio de 100% daqui 3 anos (2025). Mas, lógico, isso se você também tiver cumprido o tempo mínimo (35 anos de tempo de contribuição) e o pedágio de 100% desta regra.

Além disso, os segurados que têm 56 anos e direito adquirido à aposentadoria por tempo de contribuição também podem se aposentar com esta faixa etária em 2023. O ideal é que você tenha feito corrupções ininterruptas para o INSS, desde bastante jovem.

Quem começou a trabalhar antes de 1998 tem mais opções de aposentadoria e uma delas é a proporcional.

Se você deseja se aposentar com direito adquirido, é preciso ter contribuído, pelo menos, por 30 anos (mulher) ou 35 anos (homem), e com 180 meses de carência. Esses são os únicos requisitos, pois antes não era exigida idade mínima. Inclusive, o próprio tempo de carência já estava incluso nos anos de contribuição.

Você pode se aposentar pela regra de transição da aposentadoria por pontos quando atingir 30 anos de contribuição (mulher), 35 anos de contribuição (homem), e + a pontuação necessária. Entenda! A pontuação é a soma da sua idade + seu tempo de contribuição.

Aposentadoria por pontos
Em 2023, será preciso atingir a seguinte pontuação mínima: Para mulheres, pelo menos 90 pontos, sendo no mínimo 30 anos de contribuição. Ou seja, é preciso ter pelo menos 60 anos para que a soma dê 90.

Existem dois casos em que você pode se aposentar antes dos 60 anos de idade, na aposentadoria por tempo de contribuição e na aposentadoria especial.

Se você já contribuiu por pelo menos 30 anos, a aposentadoria por contribuição pode ser a melhor opção para você. No entanto, se você ainda não atingiu o tempo mínimo de contribuição, a aposentadoria por idade pode ser uma opção mais viável.