O que acontece se não justificar a falta no Enem?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Estudantes que conseguirem isenção na taxa de inscrição do Enem e faltarem à prova podem ser punidos. Caso não apresentem alguma justificativa para sua ausência, não conseguirão o mesmo benefício no ano seguinte.

Os candidatos que faltaram nos dois dias consecutivos do Enem, não podem participar dos processos seletivos. Já aqueles que faltaram em apenas um dos dias de prova, podem participar, desde que não tenham zerado a redação. Ou seja, é possível justificar a falta apenas no segundo dia de prova, que não possui a redação.

O participante que obteve a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, não compareceu às provas nos dois dias de aplicação e quer solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 deve justificar sua ausência.

️ E quem estava isento no Enem 2022, mas não fez a prova? Nesse caso, era necessário entrar na Página do Participante, clicar na parte de "recurso" e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Quem não fez isso perdeu o direito a uma nova isenção.

Termina nesta sexta-feira, 28 de abril, o prazo para para realizar a justificativa de ausência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e fazer pedidos de isenção da taxa de inscrição para a edição 2023.

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que perderam as provas por um dos motivos previstos no edital (doença infectocontagiosa e problema logístico) têm até esta sexta-feira (25) para solicitar a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito pela página do participante no site do Inep.

Sim, é possível cancelar a inscrição do Enem mesmo após ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição. No entanto, é importante observar que o cancelamento pode acarretar na perda do valor pago, uma vez que o pagamento da taxa não é reembolsável.

Quem perdeu a prova do Enem poderá sim fazer de novo, mas terá que pagar a taxa de inscrição no ano seguinte ou justificar a ausência da prova para tentar a isenção, conforme explicaremos a seguir.

Como justificar a ausência no Enem? Os estudantes que necessitam efetuar a justificativa devem, dentro do prazo estabelecido, acessar a Página do Participante, clicando no item “Isenção Enem 2023”. O trâmite seguirá normalmente como uma nova solicitação de isenção, com a inserção dos dados pessoais, entre outros.

Inscrição – A aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante, de 5 a 16 de junho.