Quem não terminou o ensino médio pode fazer o Enem?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Apesar do Enem ser voltado para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, ele pode ser feito por qualquer pessoa com condições de responder a prova, por qualquer faixa etária.

O Ministério da Educação (MEC) permite que quem ainda não concluiu a educação básica, possa fazer o Enem. No entanto, com ressalvas. Essa categoria de participantes, chamados de “treineiros do Enem”, é reconhecida como aqueles que só fazem a avaliação para testar os seus conhecimentos.

Os estudantes que estiverem no 1º ou 2º ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que, mesmo se tiverem uma nota boa o suficiente para serem aprovados, não poderão utilizar essa nota no Sisu, Fies ou Prouni, programas que permitem o ingresso em universidades públicas ou privadas.

O Enem só aceita inscrições de alunos que estejam devidamente matriculados no Ensino Médioou que já tenham terminado os estudos. A boa notícia é que você pode se inscrever como treineiro se não estiver no último ano do Ensino Médio. Assim, já vai treinando para fazer bonito na “hora H”.

As inscrições para o Enem 2023 serão recebidas entre 5 e 16 de junho. Qualquer pessoa pode se inscrever no Enem? Para participar do Enem, o estudante deve cursar ou já ter concluído o ensino médio. Quem está no terceiro ano ou já o terminou pode usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior.

Porém não existe idade certa para fazer o Enem, ou seja, qualquer pessoa que esteja no ensino médio ou que já tenha concluído essa etapa da educação básica pode fazer a prova, seja com 18 anos ou com 56.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.

Inscrição do Enem 2023: passo a passo de como fazer. Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. A inscrição do Enem 2023 poderá ser feita entre os dias 5 e 16 de junho. Todas as pessoas que estão cursando o ensino médio ou já terminaram os estudos podem participar da maior prova do país.

450 pontos

No entanto, o candidato deve ter feito, no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação para participar. A nota de corte em Medicina pelo FIES gira em torno de 723 pontos. Em 2021, a maior pontuação foi de 773 pontos, e a menor, 672 pontos.

R$ 85,00

Neste ano, assim como em edições anteriores, a taxa do Enem terá o valor de R$ 85,00.

Portanto, a idade mínima para fazer o Enem é 17 anos completos até a data de realização da prova. Além disso, qualquer pessoa pode se inscrever no Enem, desde que atenda aos requisitos de idade e de escolaridade.

Os perfis de alunos que podem realizar o Enem de graça são três.

Como é o processo seletivo sem o Enem? Se você não quer prestar o Enem, saiba que é possível ingressar em um curso superior por meio do vestibular da própria instituição de ensino. De modo geral, cada faculdade desenvolve sua prova, que pode ter diferentes estilos, número de questões, fases, entre outros.