Pode pingar álcool 70 no ouvido?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%. O álcool evapora rápido, então a sensação é instantânea. Esse procedimento não é indicado para quem tem tímpano perfurado. Use compressa morna para aliviar a dor de ouvido.

Portanto, é indicado tirar água do ouvido com álcool apenas em casos nos quais já foi comprovado que essa região do tímpano é íntegra e que o canal do ouvido não tem contraindicações”, ressalta.

A doutora Dharyemne aconselha que algumas gotas de álcool 70% até podem ser utilizadas, mas não é indicado colocar nenhuma substância no ouvido se não tiver orientação e indicação médica. “Em muitos casos pode ser um fator irritante e complicador”, alerta.

Quando a cera do ouvido sai e a pele do conduto auditivo fica vulnerável, as bactérias proliferam e causam uma infecção e o conduto auditivo externo fica inflamado e muito dolorido. O Álcool Boricado elimina a água do ouvido devido ao seu efeito rápido de evaporação, prevenindo os casos de otite.

Ainda não são indicados, segundo o profissional, os métodos que implicam em cutucar a região para aliviar dores, audição tampada e coceira, uma vez que o canal auditivo é um órgão extremamente sensível e pode resultar em uma perfuração do tímpano.

Solução de água morna e sal
Deixe a solução agir por alguns minutos e, em seguida, incline a cabeça na outra direção para drenar o líquido. Isso pode ajudar a desobstruir o ouvido e aliviar o entupimento. Essas são apenas algumas técnicas que podem ajudar a desentupir o ouvido de forma natural.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Quando o tímpano está perfurado a pessoa sente dor de ouvido, coceira no ouvido, fica com a audição diminuída e pode apresentar sangramento pelo ouvido. Normalmente uma perfuração pequena cura sozinha, mas nas maiores pode ser preciso usar antibióticos, e quando isso não é suficiente pode ser preciso cirurgia.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Não deixe que a secreção purulenta se acumule. Procure o médico. Pode ser necessário aspirar a secreção do ouvido para uma limpeza melhor. Além da limpeza, o tratamento poderá ser feito com antibióticos por via oral e sob a forma de gotas no ouvido, sempre sob orientação médica.

As causas do ouvido inflamado são majoritariamente derivadas de infecções bacterianas. Porém, também podem ser resultados de infecções fungais, irritação ou de alergias. Além disso, o dano na parte interna da orelha e constantemente ficar submerso na água também podem causar essas inflamações.

Essa prática é incorreta, pois pode ocasionar uma inflamação na orelha ou até mesmo gerar problemas auditivos. Limpar o ouvido com cotonete é um hábito comum entre as pessoas. Mas totalmente desaconselhado pelos médicos.

Dores de ouvido são condições raras em bebês e crianças maiores MITO! Minha avó disse que inserir álcool ou azeite no ouvido do bebê pode ajudar na dor MITO! A otite, infecção do ouvido, é a causa mais frequente de dor de ouvido em bebês e crianças VERDADE!

Vinagre ajuda a proteger o ouvido.
Verdade – pingar uma gotinha de vinagre no ouvido ajuda a secar o canal do ouvido, o que pode ser feito, por exemplo, após exposição excessiva à água.