Pode passar pasta na assadura?

Perguntado por: amata . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Alguns produtos que podem ajudar a combater a assadura são: cremes, pastas, pomadas, sprays, óleos e algumas receitas caseiras, sendo que cada um atua de uma maneira e de acordo com o nível de gravidade da assadura.

- É indicada para o tratamento de irritações de pele leve, queimaduras, escoriações e assaduras. Condições nas quais os efeitos antiinflamatórios e imunossupressores dos corticosteróides são desejados, especialmente para tratamento intensivo durante períodos mais curtos.

Use um creme protetor de pele
Existem diversos cremes no mercado, próprios para assaduras de bebê; aqueles contendo petrolato, calêndula e óxido de zinco protegem a pele e auxiliam a regeneração local.

Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

Hidratação adequada
Para isso, deve-se priorizar o uso de cremes à base de petrolato, óxido de zinco e lanolina, além do conhecido talco, que é capaz de evitar o acúmulo de umidade na região em que é aplicado.

deixar a fralda mais folgadinha no corpo, para evitar muito atrito com a pele e permitir uma melhor ventilação; aplicar uma pomada para tratar a assadura no bebê com a pele limpinha, de preferência depois do banho em bebê recém-nascido (as que têm óxido de zinco e nistatina costumam ser indicadas pelos pediatras);

Ao procurar o que é bom para assadura em bebê, o amido de milho sempre aparece nas listas. Popularmente chamado de Maizena, o amido de milho ajuda a evitar tanto a brotoeja nas dobrinhas do bebê como assaduras, pois, por ser mais consistente do que o talco, possui maior capacidade de absorção da umidade local.

Sempre use cremes e pomadas anti-assaduras
Esses produtos são ótimos para diminuir a fricção e é recomendável reaplicar sempre que a fralda for trocada. Dê preferência que contenham óxido de zinco e prefira aqueles que não têm petrolatos (a famosa vaselina).

As famigeradas assaduras são manchas vermelhas entre as dobrinhas da pele. Podem ser apenas uma irritação ou uma infecção por fungos – quando as lesões descamam, ardem e coçam.

Soro fisiológico
O soro fisiológico serve tanto para limpeza de partes do bebê, feridas na pele, como também para a limpeza nasal.

A assadura provoca uma sensação de queimação e muita coceira, além de vermelhidão na pele.

É útil saber que assaduras causadas por fraldas são comuns: mais da metade dos bebês de quatro a quinze meses terão assaduras causadas por fraldas ao menos uma vez em um período de dois meses. Mas não se preocupe, é comum e casos leves são curados entre 3 a 4 dias, com cuidados extras.