Pode passar o vinagre puro no cabelo?

Perguntado por: rbarreto6 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Você pode usar o vinagre de maça puro no cabelo ou misturar o produto com sua máscara de hidratação preferida. Fazer a mistura com o creme de tratamento deixa a reconstrução mais potente e o resultado é um cabelo com muito brilho, por conta das cutículas seladas.

Apesar do vinagre de álcool ter um pH aproximado dos cabelos, o mais recomendado a se usar nos fios é o vinagre e maçã, visto que ele tem o aroma mais suave e deixa o cabelo com menos frizz, mais hidratado e, com uma rotina de uso, é possível ver os fios mais alinhados e menos porosos.

A quantidade de vinagre deve ser menor ou igual a do condicionar. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue. Depois você pode aplicar somente o condicionador para tirar o cheiro. Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho.

O vinagre de maçã pode ser utilizado por todos os tipos de fio (lisos, ondulados, cacheados e crespos) e autorizado tanto para os cabelos quimicamente tratados, quanto para aqueles que estão em fase de transição capilar.

Independentemente de sua pele ser oleosa ou seca, ele não é indicado para passar no rosto. Há muitas pessoas que acreditam que ele ajuda a tratar a acne, melhorar os poros, reduzir as manchas e o melasma. Tais benefícios são ilusórios, pois o vinagre de maçã no rosto pode piorar a acne.

Se pensa que pela sua ação ácida ele consegue matar as parasitas. Hoje é comprovado que o vinagre não elimina definitivamente os piolhos, não atrasa o seu desenvolvimento, e ainda pode ter efeitos secundários na pele, como reações dermatológicas indesejadas.

Lavar o cabelo com suco de tomate, pode ajudar a equilibrar o PH, enquanto limpa o que ajudará a neutralizar o odor químico.

Passo 1: lave bem o cabelo usando o shampoo e enxágue. Passo 2: misture bem três partes iguais de condicionador com uma parte de vinagre de maçã em um recipiente. Passo 3: aplique em todo o cabelo e massageie. Passo 4: aguarde alguns minutos e enxágue com bastante água para retirar a mistura.

O bicarbonato pode até reduzir a oleosidade, mas, devido ao pH muito básico, ele também pode deixar o cabelo quebradiço e causar irritações. Lembre-se que o pH do cabelo é levemente ácido, devido à ação dos hormônios. Portanto, se mudarmos muito essa faixa pH, os cabelos entram em desequilíbrio e sofrem vários danos.

Outras dicas para combater o frizz é pentear os fios com uma escova de madeira, que controla a eletricidade e evita o efeito arrepiado, usar uma touca de cetim para dormir, que evita o atrito do cabelo com o travesseiro, e deixar o cabelo secar naturalmente, mas se precisar usar o secador, coloque na opção de ar frio.

Nesse sentido, utilizar o vinagre de maçã antes das lavagens é uma boa opção. Aqui, ele ajuda a combater a caspa e a seborreia, além de evitar a descamação, a vermelhidão e possíveis coceiras. Basta misturar o vinagre na água e aplicar no couro cabeludo antes de usar o shampoo, fazendo movimentos circulares e leves.

Não é recomendado dormir com o vinagre de maçã no cabelo, uma vez que sua ação prolongada nos fios pode causar ressecamento e levar à quebra dos fios. Outro ponto negativo é que o vinagre pode entrar em contato com o couro cabeludo e acabar obstruindo os poros, trazendo malefícios para a saúde de seu cabelo.

Brilho caseiro com vinagre de maça
O vinagre de maça é ótimo para selar as cutículas, o que ajuda a manter os fios mais hidratados e brilhantes. Pode ser feita em todos os tipos de cabelo e além de dar brilho, deixa os fios mais soltos e com movimento. É muito indicada para quem esta com pontas duplas ou ressecadas.

Como máscara de tratamento dos fios
O vinagre de maçã pode ser adicionado a um creme de hidratação para potencializar o produto e ajudar no controle da porosidade capilar.

Use 1 xícara de vinagre de maçã em 3 xícaras de água. Misture bem e use essa solução para lavar o rosto. Faça isso à noite.

Vinagre de maçã
Adicionar o vinagre de maçã no copo de água e misturar. Colocar um pouco dessa solução em um pedaço de algodão ou em uma gaze e passar na área da pele com mancha. Deixar agir por 2 a 3 minutos, lavar a pele e secar.