Pode passar babosa na queimadura de segundo grau?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

A aplicação é indicada para o uso externo (sobre a pele) em casos de inflamação e de queimaduras de primeiro ou de segundo grau.

Babosa (Foto: Antonio Luiz / TG)
Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia.

Os artigos analisados mostraram que Aloe vera L. tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e cicatrizante em lesões cutâneas, sendo sua ação eficaz nas queimaduras.

Uma pesquisa de 2007 mostrou que a babosa pode acelerar a cicatrização, aliviar a dor e evitar que se formem bolhas. Aplique 1 a 2 vezes ao dia.

Queimaduras de 2o grau superficiais
Geram bolhas e muita dor. As bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos. Mas atenção: esse procedimento deve ser realizado por um médico. Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina.

O uso de Aloe vera atrasou de forma significativa a cicatrização de feridas cirúrgicas por segunda intenção (diferença de média de 30 dias, CI95% 7,59 – 52,41), segundo um ensaio clínico.

Nos casos de Queimaduras de Segundo Grau, a Membrana Regeneradora Porosa Membracel é muito indicada, pois alivia a dor e acelera a cicatrização da pele.

A babosa é amplamente usada em uma variedade de cosméticos, incluindo cremes e produtos de higiene pessoal. Alguns estudos em animais sugeriram que a babosa poderia ajudar na cicatrização de feridas. A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.

A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para usar no cabelo e cuidar da pele.

Resumo. A Aloe vera, uma espécie de planta suculenta, popularmente conhecida como Babosa, usada para fins medicinais e estéticos, é notadamente conhecida pelo seu potencial cicatrizante.

OS CREMES CICATRIZANTES PODEM OTIMIZAR A RECUPERAÇÃO
Se tiver uma queimadura superficial (1º ou 2º grau, ver abaixo), o seu primeiro reflexo deve ser colocar a pele sob água fria durante vários minutos. Isto pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e ajudará a aliviar a dor.