O que é o líquido que fica dentro da bolha de queimadura?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.

Muitas vezes, as pessoas acreditam que a bolha apareceu porque a queimadura foi lavada com água, mas isso não é verdade: a bolha é uma reação natural em queimaduras de segundo grau, exclusivamente. Se houver formação de bolhas, o paciente deve procurar atendimento de saúde para manejá-las de forma adequada.

SIM. Você não pode estourar as bolhas que surgiram de queimaduras. As bolhas funcionam como um curativo biológico para a queimadura, auxiliando na cicatrização da ferida. Se você estourar as bolhas, a ferida pode ser infeccionada pelos microrganismos existentes na pele.

A bolha é uma bolsa de líquido que se forma em função do atrito com o calçado ou meia. A pele dessa região se eleva e, abaixo dela, acumula um líquido que pode ser soro, sangue ou pus. Nesse último caso, é preciso ter um pouco mais de atenção, porque pode ser indício de uma infecção.

Afetam a epiderme e parte da derme, formando bolhas ou flictenas. Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

As bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos. Mas atenção: esse procedimento deve ser realizado por um médico.

Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.

As bolhas de queimadura em razão da gravidade
Queimaduras de primeiro grau, por exemplo, costumam ser secas e não produzem bolhas, melhorando entre 3 e 6 dias, com a descamação da pele, mas sem deixar sequelas. Já em queimaduras de segundo grau, as bolhas são comuns e geram dor, devendo ser drenadas pelo médico.

Arrefecer a queimadura

  1. Use água fria (à temperatura ambiente) a correr, ou aplique no local compressas frias humedecidas com água ou soro fisiológico;
  2. Faça esta operação durante uns 10 minutos ou até a dor aliviar;
  3. Se a zona queimada estiver suja, limpe-a com cuidado ao mesmo tempo.

Se a sua bolha estiver rasgada ou a soltar-se: Aplique antisséptico na sua bolha para prevenir infeções.

Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se estiver machucando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele.

Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas. Estoure a bolha: apenas em último caso, e se a bolha for muito grande e dolorosa. Faça isso com uma agulha esterilizada, higienize a área e não remova a pele da região.

As causas mais comuns da formação de bolhas são a fricção, temperaturas extremas, infeção ou queimaduras químicas. A bolha sobe a partir da camada superior da pele com objetivo de proteger e fornecer amortecimento às camadas inferiores, dando tempo ao tecido de cicatrizar.

A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.