O que acontece se não tratar uma queimadura?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

As queimaduras causam vários graus de dor, bolhas, inchaço e perda de pele. As pessoas que sofrem queimaduras pequenas e superficiais podem apenas precisar limpá-las e aplicar uma pomada de antibiótico. As queimaduras profundas e extensas podem causar complicações sérias, tais como choque e infecções graves.

As queimaduras de 3º grau, como é de se esperar, são as mais preocupantes, e as mais graves. Basicamente, elas são bem mais profundas, esse tipo de queimadura afeta toda a derme e ainda atinge tecidos subcutâneos, destruindo os nervos, os folículos pilosos, as glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos.

As sequelas pós-queimaduras costumam ocorrer ao longo de seis meses após a lesao inicial, podendo ser resultantes de imobilizaçoes inadequadas e falta de enxertia precoce, gerando cicatrizes espessas, retráteis e inestéticas3.

Queimaduras de terceiro grau são as mais graves e causam lesões em todas as camadas da pele.

Sinais e sintomas de infecção em queimaduras
"Não se trata da vermelhidão da queimadura, mas sim de uma vermelhidão de infecção na periferia, ou seja, na borda do ferimento. Secreções como pus, diferentes daquelas originadas da queimadura inicial, também são sintomas", esclarece Adorno.

A queimadura de primeiro grau compromete somente a epiderme, causando eritema e dor, e geralmente melhora entre 5 e 7 dias. Já a de segundo grau, afeta a epiderme e parte da derme, formando flictenas e a restauraçao dessas lesoes ocorre entre 7 e 21 dias.

Cobrir a queimadura com um curativo úmido e estéril embebido em água ou soro fisiológico em temperatura ambiente. O curativo deve ser mantido fresco e úmido para fornecer alívio contínuo da dor.

Conclusão: As principais complicações dos pacientes com queimaduras, abordadas na literatura científica foram infecção e sepse; distúrbios sanguíneos, respiratórios, cardíacos, renais ou gastrointestinais; e transtornos emocionais.

O tipo de lesão considerado mais grave, a queimadura de 3º grau afeta os tecidos subcutâneos, além da derme, gerando destruição de nervos, glândulas sudoríparas, capilares sanguíneos, estruturas ósseas e pode levar à morte, dependendo da extensão das feridas e da idade do paciente.

Quando os vasos sanguíneos se expandem, os fluídos podem dispersar-se no tecido circundante, causando inchaço. Simultaneamente, as substâncias químicas libertadas durante o processo podem desencadear resposta dos recetores, levando ao aparecimento da comichão.

Na maioria dos casos, a região atingida e mais afetada é a pele. As alterações nos tecidos prejudicam todos os sistemas fundamentais do corpo, o que pode levar a vítima a sofrer um colapso total.