Pode pagar todo o 13o em novembro?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Essa parcela deve ser de, no mínimo, 50% do valor a que terá direito o trabalhador. A outra metade deverá ser paga, no máximo, até 20 de dezembro. Se o 13° salário for feito em parcela única, deve ser pago até o dia 30 de novembro.

Ou seja, a lei não autoriza, entretanto, algumas empresas optam por efetuar o pagamento desta forma. Porém, nestes casos, é preciso atenção, já que não é permitido pagar a parcela única em dezembro. O pagamento deverá ser feito até o prazo limite do pagamento da 1ª parcela, que é 30 de novembro.

As empresas são obrigadas a antecipar esse valor? Não existe uma lei específica sobre essa questão. A política de adiantamento é opcional. Cabe às empresas estabelecerem detalhadamente as condições do adiantamento e informarem aos seus funcionários.

O valor do décimo terceiro salário é integral ao colaborador que trabalhou o ano todo na empresa (1/12 avos). Para os colaboradores que entraram na empresa com o ano em andamento, o valor é pago proporcionalmente.

O pagamento do décimo terceiro pode ser feito em uma única parcela, ou em duas, sendo que a primeira deve ser creditada entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A data-limite é a mesma para as empresas que optam por fazer o pagamento de uma vez. Já a segunda parcela do benefício deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Se integral, podendo ser realizado até o dia 30 de novembro. No caso das parcelas, a primeira pode ser antecipada a pedido do colaborador. Caso contrário, a primeira deve ser feita entre os meses de fevereiro e novembro.

Outro detalhe importante para se saber é que as duas parcelas do décimo terceiro salário apresentam valores diferentes. A primeira é de valor maior, e a segunda, de valor menor.

Ao antecipar esse valor para lidar com algum imprevisto, lá na frente pode ser que falte dinheiro e seja preciso recorrer a um novo empréstimo. Isso porque o pagamento da antecipação do décimo terceiro é feito em uma única parcela, quando o benefício é pago ao trabalhador pelo empregador.

A antecipação do décimo terceiro é uma modalidade de empréstimo presente em diversos bancos do país e tem como finalidade receber da empresa em que você trabalha, o adiantamento dos valores que você tem para ganhar no final do ano, com acréscimo de juros, é claro.

conheça as vantagens de antecipar o 13º salário
Você paga o valor em uma única parcela. O pagamento é descontado diretamente da sua conta. Receba o dinheiro assim que for aprovado e pague em dezembro. Confira as taxas da antecipação antes de contratar.

O décimo terceiro deve ser pago pelo empregador em duas parcelas. A Lei n° 4.749 determina que a primeira seja paga entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro. Já o pagamento da segunda parcela deve ocorrer até o dia 20 de dezembro.

O cálculo deve ser feito da seguinte forma: O empregador deve calcular 1/12 do salário do colaborador a cada mês; Multiplica-se o resultado pelo total de meses de trabalho válidos daquele ano; O colaborador recebe o décimo terceiro em duas parcelas ao longo do ano.

dia 25 de maio de 2023

A primeira parcela do 13º começou a ser paga desde dia 25 de maio de 2023 para quem recebe até um salário mínimo e de 1º de junho para quem ganha acima de R$ 1.320.

Basicamente, você deve pegar o valor integral do salário bruto e dividi-lo por 12. Assim, terá a quantia mensal proporcional ao seu salário. Esse resultado deve ser multiplicado pelo total de meses trabalhados no ano. Como consequência, você verá quanto receberá de 13º salário.

Se você está lendo esta matéria durante o horário de trabalho no dia 31, saiba que não está recebendo por este dia de expediente. Pelo menos, não diretamente. Isso porque, para os trabalhadores mensalistas — que recebem o salário uma vez por mês — o cálculo de pagamento do salário considera 30 dias, e não 31.