Precisa baixar MEI na Prefeitura?
Não precisa registrar baixa na Junta, somente no portal do MEI, quanto ao município, o empresario deverá solicitar o processo de baixa. Um vez baixa no portal, tanto na Junta, Receitas Federal e Estadual, já estão encerradas as atividades.
Como funciona o MEI da prefeitura
Para ser MEI é necessário faturar no máximo até R$ 81.000,00 por ano (valor alterado pela Resolução CGSN nº140/2018), possuir um único estabelecimento, não ter participação em outra empresa como sócio, titular ou administrador e ter apenas um empregado contratado que receba salário mínimo ou o piso da categoria.
Quando abro MEI tenho que ir na prefeitura
Apesar do MEI precisar de Inscrição Municipal, a legislação atual permite isenção da taxa de inscrição para o ano de início da atividade empresarial, para isso é necessário solicitar a dispensa junto a prefeitura municipal.
Como formalizar o MEI na prefeitura
Para obter o número de Inscrição Municipal MEI é preciso realizar a solicitação à prefeitura da cidade em que a empresa está localizada. Recomendamos que você entre em contato para confirmar a lista de documentos necessários, pois a exigência pode variar de acordo com o município.
Como fazer a Baixa da Inscrição Municipal
CANCELAMENTO da Inscrição Municipal para Pessoa Física
- Requerimento de Cancelamento da Inscrição Municipal. ...
- Ficha de Inscrição Cadastral Municipal. ...
- Cópia de documentos do representante legal da empresa (CPF/RG) ...
- ( ...
- Comprovante de Endereço Residencial Atualizado em Nome do Contribuinte. ...
- Entrega dos documentos.
Quais documentos o MEI precisa levar na Prefeitura
- Documentos para Abertura de Inscrição Municipal MEI. • Cópia documento de identificação pessoal com foto; ...
- Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (MEI) ...
- Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.
Sou MEI e não tenho inscrição municipal
Você pode consultar a inscrição municipal da sua MEI de duas maneiras:
- Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio, quando disponível — neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
- A partir do carnê do IPTU — aqui, o número da inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.
Quem tem MEI pode ser contratado pela Prefeitura
Depende da esfera jurídica do concurso, ou seja, se ela é municipal, estadual ou federal. Quem é MEI pode assumir vaga em concurso público, só que em caso de nomeação é preciso verificar com a esfera responsável pela admissão permite que você mantenha o negócio.
Quem tem CNPJ tem inscrição municipal
O CNPJ é um número com 14 dígitos que identifica a empresa perante a Receita Federal. Na prática, ele funciona como um RG do negócio. Para fazer a Inscrição Municipal, a empresa já precisa ter emitido o seu CNPJ, pois será necessário informar o número do cadastro.
Como cadastrar o CNPJ na Prefeitura
Portanto, para exercer novamente a atividade no município será necessário solicitar um novo CNPJ através do portal do empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/) e consequentemente será gerado automaticamente, em até 30 dias, um novo CCM.