Pode medir a febre debaixo da coberta?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Existem vários tipos de termômetro e lugares diferentes para se medir a temperatura. No Brasil usamos e vamos continuar usando por algum tempo a temperatura embaixo do braço (axilar). Lembre-se de secar a axila e de não medir com o bebê enrolado em manta ou cobertor.

A febre é uma aliada do sistema de defesa. Portanto, ela só deve ser baixada quando ultrapassa esses limites e, até que isso aconteça, o ideal é manter a pessoa aquecida. Uma tarde ou noite debaixo dos cobertores pode ser suficiente para que o organismo complete seu trabalho e reduza automaticamente a temperatura.

Medir a febre, eis o método infalível
Talvez seja o método mais desconfortável (tem que estar sempre deitado), mas a temperatura retal, por muitos ainda considerada o método infalível para medir a febre, é outra possibilidade.

O indicado para situações em que há suspeita de febre é fazer a aferição com uso de um termômetro digital, que é encontrado facilmente nas farmácias e tem preço acessível. Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada.

Mito. Colocar cobertores e agasalhar a pessoa com febre não faz com que a febre dela baixe, mas sim aumenta sua temperatura corporal, provocando desconforto e até contribuindo para a rápida desidratação (perda de líquido).

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Infecções por vírus, bactérias e parasitas, doenças do sistema nervoso ou cardiovasculares são fatores que podem provocar o aumento da temperatura corporal.

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

Uma das causas mais frequentes da febre, embora não seja a única, são as infecções. As crianças com febre costumam ter frio e apresentam a pele das mãos e dos pés azulada, sarapintada e fria, devido a uma menor circulação sanguínea nestas zonas.

A temperatura pode ser medida no tímpano (ouvido), na boca, na testa, na axila e no reto. O valor determinado pelo termómetro pode variar com o local. De uma forma simples, qualquer medição acima de 38ºC corresponde a febre. Ao realizar a medição, evite ambientes muito quentes.

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila).

O estado febril fica acima do normal do corpo, na faixa entre 37,3 e 37,8ºC, o que pode ser considerado como um tipo de febre baixa. Já a febre como sintoma costuma ser apontada a partir de 37,9ºC.