Pode limpar o nariz do bebê dormindo?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

A experiência é semelhante a que temos ao beber água sentado ou deitado”. Algumas crianças e bebês podem ficar agitados ao sentir no nariz a seringa ou outro dispositivo escolhido para a higiene nasal, o que é capaz de dificultar todo o processo de limpeza.

Como as narinas dos bebês ainda são muito estreitas, é comum que sujeirinhas se concentrem na região, afetando o sono e a passagem de ar. Por isso, é recomendado que a lavagem nasal ocorra duas vezes ao dia, ao acordar e antes do banho.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

O nariz entupido pode ocasionar alguns problemas aos bebês, diz o médico. “O aumento da viscosidade do muco pode obstruir o óstio dos seios da face, podendo propiciar colonização bacteriana”.

Crianças com nariz entupido não dormem bem à noite, principalmente por conta da posição horizontal dificultar o fluxo sanguíneo, piorando o edema. Para resolver isso, uma boa dica é elevar a cabeceira, seja com travesseiros sob o colchão ou com livros embaixo dos pés superiores da cama ou berço.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

É preciso estar atento aos sinais e sintomas para saber se foi água para o pulmão do bebê, para que se possa tomar as medidas cabíveis. Esses sinais e sintomas se apresentam de tais formas: Falta de ar e grande dificuldade de respirar; Tosse, (que pode conter sangue);

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

Até ao primeiro ano de idade deve ser administrada uma quantidade de 5 mL de soro fisiológico. E após o ano e meio, poderão ser administrados até 10 mL de soro. É importante os pais estarem atentos ao comportamento do seu bebé: Prostração e irritabilidade.

Não tem problema se isso acontecer porque a lavagem funciona do mesmo jeito. Outro motivo para a água não sair do outro lado, é a presença de desvio de septo nasal ou pólipos. Por isso, é interessante visitar um otorrinolaringologista para saber se existem essas alterações.