Como aspirar o nariz do bebê com a boca?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Com todo o cuidado, coloque a pontinha do aspirador nasal dentro de uma das narinas da criança. Agora desaperte o bulbo para que o vácuo sugue a secreção. Retire o aspirador da narina e em seguida aperte bem num lenço de papel ou na pia para retirar o catarro. Limpe o bulbo e repita o processo na outra narina.

Insira com cuidado o canudo em uma das narinas e mantenha a outra pressionada. Faça a sucção com a boca. Repita o procedimento na outra narina. Normalmente, esse tipo de artefato possui uma trava que impede que a secreção chegue até você, afastando qualquer risco de contaminação.

Há duas regras para o que não se deve fazer ao ajudar a criança sufocada. Primeiro, não se deve colocar o dedo na boca dela. Segundo, não se deve levantar a criança para o alto, a chacoalhar, nem soprar seu rosto.

Lavar o nariz deitado pode fazer você engasgar
A experiência é semelhante a que temos ao beber água sentado ou deitado”. Algumas crianças e bebês podem ficar agitados ao sentir no nariz a seringa ou outro dispositivo escolhido para a higiene nasal, o que é capaz de dificultar todo o processo de limpeza.

A melhor forma de aliviar a congestão nasal é hidratar as vias aéreas. Para isso, é recomendado ingerir muito líquido e fazer a lavagem nasal, que consiste em limpar as narinas com seringa e soro (0,9%) em temperatura ambiente.

Dar banho de água morna no bebê ou utilizar técnicas para desentupir o nariz são excelentes formas para garantir que o bebê durma melhor. Uma das formas para desentupir o nariz é o aspirador nasal, que funciona perfeitamente para ajudar o bebê a dormir melhor.

Além de ser indicado o repouso, hidratação e alimentação conforme haja aceitação do bebê, especialistas também recomendam que seja feita a limpeza do nariz para desobstruí-lo, com soro fisiológico, além da limpeza recorrente da região com aspiradores de catarro.

Crianças com nariz entupido não dormem bem à noite, principalmente por conta da posição horizontal dificultar o fluxo sanguíneo, piorando o edema. Para resolver isso, uma boa dica é elevar a cabeceira, seja com travesseiros sob o colchão ou com livros embaixo dos pés superiores da cama ou berço.

4 – Soprar no rosto do bebê
De acordo com o enfermeiro da Perinatal, José Antônio Pires, essa é uma atitude comum entre as avós dos bebês. “Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.

O mecônio aspirado para dentro dos pulmões causa inflamação dos pulmões (pneumonite) e aumenta o risco de infecção pulmonar. O recém-nascido com síndrome de aspiração de mecônio também corre um risco mais elevado de ter hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido.

Quando há uma crise alérgica, no entanto, dá para fazer até cinco vezes por dia – mas, aí, orientação médica é especialmente importante. “Se é a primeira vez ou se o nariz está muito entupido, melhor fazer o procedimento três vezes em cada narina a cada lavagem”, recomenda Netto.

Você pode realizar lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia, além de fazer aspiração nasal com o auxílio de algum objeto próprio para essa função. Os dois métodos deixam a secreção mais fluida e a criança consegue expectorar o catarro facilmente.