Pode assoar o nariz depois da lavagem nasal?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ao finalizar a lavagem nasal, não esqueça de assoar o nariz para retirar as secreções que possam ter ficado soltas nas narinas. Basta começar a lavagem nasal para perceber o alívio na respiração e a redução do desconforto na região da face.

A boca deve ficar aberta e a outra narina livre para escoamento do soro ou solução de lavagem. Após ter colocado a solução na narina pode-se assoar suavemente mantendo as narinas livres, sem fazer força.

3º: Fazer pressão e aplicar rápido com força. O volume do soro fisiológico precisa ser alto e aplicado com uma pressão média para baixa. Se fizer muita pressão pode causar engasgo e dor de ouvido; 4º: Acreditar que se o soro não sai pelo outra fossa nasal, a lavagem não funcionou.

A pressão gerada nas cavidades nasais, ao assoar o nariz, é prejudicial para a mucosa nasal e dos seios da face, podendo piorar o quadro do paciente”, afirma a imunologista Érica Azevedo. Pior do que isso, a pressão de assoar o nariz pode causar até mesmo danos em outras regiões do corpo.

Os riscos da lavagem nasal incluem sintomas locais como: Dor/ardência na narina; Sangramento nasal; Dor de ouvido.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

Portanto, no geral, até três vezes por dia é o suficiente para garantir a limpeza e o umedecimento das vias aéreas. Porém, caso você esteja muito resfriado ou com muita coriza, esse número pode ser aumentado para até oito vezes ao dia.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Lavar o nariz deitado pode fazer você engasgar
Segundo o otorrinolaringologista Henrique Penatti, a melhor opção é permanecer sentado durante a realização da higiene nasal: “Ao deitarmos e aplicarmos o soro no nariz, ele poderá causar engasgos quando alcançar a garganta.

Sempre que estivermos com o nariz congestionado devemos substituir o hábito frequente de assoar o nariz com força pela lavagem nasal com soro fisiológico em alto volume.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

É perigoso lavar o nariz? Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.