É possível ter sangramento e não perder o bebê?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

O sangramento de implantação pode acontecer em vários casos e, ao sair em grande quantidade pela vagina, também pode assustar a gestante. Normalmente esse tipo de sangramento acontece em no máximo até 6 semanas de gestação e é perfeitamente normal, porém é bom ficar de olho.

Muito temido pelas gestantes, o sangramento na gravidez nem sempre indica riscos ao bebê. Porém, em alguns casos, pode ser indício de que algo não está 100% bem ou até mesmo indicar abortamento. Existem certos momentos e estágios da gestação que ele é bem comum, mas em outros é bom ligar o alerta.

Sangramentos vermelho vivo de grandes proporções; Cólicas moderadas ou intensas; Sangramentos seguidos de coágulos ou parte de tecidos.

Para confirmar a suspeita de aborto, podem ser realizados diferentes testes diagnósticos, como exame pélvico para constatar se há dilatação do colo uterino, ultrassonografia para confirmação dos batimentos cardíacos e exames de sangue para verificar os níveis de hCG.

Hemorragia vaginal na gravidez
Corresponde à saída de sangue pela vagina com origem genital e pode ser um pequeno sangramento que normalmente é escuro “tipo borra de café” ou mais abundante com sangue vermelho-vivo e que pode durar vários dias.

O principal sintoma do aborto é o sangramento vaginal, que pode vir acompanhado de fortes dores abdominais e contrações uterinas. Em alguns casos, ao invés de sangue, a mulher elimina uma secreção, que indica que a bolsa se rompeu.

O sangramento é seguido de fortes cólicas do útero, que se contraem até que o feto e a placenta sejam expelidos. Entretanto, é importante que a mulher procure ajuda médica o quanto antes, para receber os cuidados necessários.

Em algumas condições, o sangramento na gravidez é comum e pode ser considerado normal por não trazer riscos nem para a saúde da mãe nem para a do bebê. Ainda assim, é bom reforçar que todo e qualquer sangramento durante a gestação deve ser avaliado pelo seu médico obstetra.

Quais são os sintomas do aborto no início da gravidez?

  1. manchas ou sangramento vaginal com ou sem dor;
  2. dores de intensidade variável no abdômen, na lombar, na pélvis e na vagina;
  3. expulsão de fluido da vagina, mesmo que não haja dor ou sangramento;
  4. contrações uterinas.

Existem muitas causas de sangramento na gravidez, algumas não são de origem vaginal ou uterina, sendo decorrentes de lesões no ânus (fissuras anais, hemorroidas) ou mesmo do trato urinário (infecção urinária).