Quem faz curetagem pode andar?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Pós curetagem, é necessário repouso relativo, sem esforços ou relações sexuais. A recuperação deve ser plena, sem intercorrências desagradáveis.

Sempre siga as orientações pós-operatorias de seu médico. Converse com ele sobre a liberação para atividades físicas, relações sexuais e atividades de vida habituais. Geralmente 15 a 30 dias são suficientes para esse retorno e para andar de moto.

O sangramento leve é comum após o procedimento e pode persistir por alguns dias. Não existem evidências suficientes sobre um resguardo específico após curetagem, mas a maioria dos ginecologistas recomendam repouso pélvico por algum tempo, variando de três dias a duas semanas, para evitar sangramento e/ou infecção.

Cuidados pós-anestésicos o Encaminhar a paciente para a enfermaria ou para a recuperação pós-anestésica até a obtenção de Índice de Aldrete compatível com a alta. Paciente em decúbito lateral ou sentada.

A curetagem é um procedimento rápido, em que a paciente é submetida à uma anestesia (que pode ser raquidiana, peridural ou geral), com duração média de 15 minutos. Uma complicação possível, porém pouco frequente, é a perfuração uterina. Entretanto, na maioria das vezes o procedimento ocorre sem problemas.

“Um método obsoleto de abortamento cirúrgico”, diz a OMS, indicando que a curetagem deveria ser exceção e usada somente em abortos acima de 14 semanas de gestação. É que ela traz mais riscos como perfuração uterina, hemorragia, infecção e morte.

Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.

Duchas vaginais estão proibidas após a curetagem uterina. O retorno ao consultório deve ocorrer depois de sete dias sem sangramento vaginal; Por fim, quando há o desejo de engravidar, é recomendado aguardar alguns meses após a curetagem, ficando a critério médico.

Como é realizada a curetagem uterina? Segundo a médica ginecologista, por ser um procedimento cirúrgico, a curetagem é feita sob anestesia geral. A paciente é sedada para não se mover ou sentir dor, assim como também pode ser aplicada anestesia local na área ao redor do colo do útero.

Se a gestação foi interrompida antes de 8 semanas, é bem possível que todo o material gestacional possa ser expelido naturalmente, sem que haja necessidade de fazer curetagem. Chamamos essa decisão de conduta expectante. Podemos aguardar por até 4 semanas pela expulsão espontânea.

Pode ser necessário ter companhia durante os primeiros dias após o procedimento, já que é recomendado evitar agachar e levantar peso. Além disso, o paciente também deve alimentar-se adequadamente com alimentos leves e saudáveis, o que proporcionará uma melhor cicatrização e recuperação.