O que é normal sentir após uma curetagem?

Perguntado por: omello9 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias.

O sangramento pós-curetagem uterina pode durar de 5 a 15 dias, dependendo do corpo de cada mulher. É recomendado consultar um médico caso o sangramento continue após esse prazo ou se houver febre, calafrios ou dores intensas na região abdominal.

Após a curetagem, é importante entender como o útero se recupera e quais são as mudanças que podem ocorrer. Após a curetagem, é normal que o útero passe por um período de cicatrização. Durante esse processo, a parede uterina se reconstrói e se regenera, podendo levar algumas semanas para voltar ao seu estado normal.

Segundo a médica ginecologista, por ser um procedimento cirúrgico, a curetagem é feita sob anestesia geral. A paciente é sedada para não se mover ou sentir dor, assim como também pode ser aplicada anestesia local na área ao redor do colo do útero.

“Um método obsoleto de abortamento cirúrgico”, diz a OMS, indicando que a curetagem deveria ser exceção e usada somente em abortos acima de 14 semanas de gestação. É que ela traz mais riscos como perfuração uterina, hemorragia, infecção e morte.

Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.

Exames diagnósticos: Ultrassonografia transvaginal, Beta HCG quantitativo. Exames pré-operatórios: Tipagem sanguínea (obrigatório), Hemograma e Coagulograma (se indicados).

As portadoras do útero retrovertido, geralmente, não apresentam sintomas, porém, há exceções e os sintomas que podem aparecer são: infecção urinária, dor e desconforto na pelvis, dor na evacuação, cólicas menstruais intensas, desconforto após menstruar e dor nas costas.

Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

a duas semanas. avaliação médico-pericial pelo INSS.

E a resposta é: claro que pode!

Pode-se ter sintomas de tonturas muito intensos, a ponto de não conseguir ficar em pé. Esse é um efeito pós anestesia mais comum em mulheres de mais idade, acima dos 35 anos, porém e possível aparecer em pessoas com histórico de labirintite também.

Recuperação da curetagem
Após a curetagem, ela pode apresentar sangramento, que pode durar de 7 a 12 dias. Caso o sangramento fique mais intenso ou venha acompanhado de febre, deve-se procurar o médico para uma avaliação, pois esses podem ser sinais de infecção.

Embora a curetagem seja um procedimento simples é também invasivo e sempre há risco de causar algum tipo de lesão no útero, causando infertilidade ou maior dificuldade para engravidar.