Pode pingar soro fisiológico no nariz do bebê?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Nos recém-nascidos, o ideal é fazer a lavagem das narinas a partir de um mês de vida. Antes de aplicar o soro fisiológico 0,9% com a seringa sem agulha, lembre-se de aquecer o líquido por 5 segundos.

Com a cabeça do bebê um pouco inclinada para trás, os pais devem aplicar o soro nas narinas com um conta-gotas, não devendo ser colocado na direção central do nariz e sim para fora.

Este procedimento não tem número limite de vezes para ser realizado e a quantidade de soro fisiológico a instilar é variável. Até ao primeiro ano de idade deve ser administrada uma quantidade de 5 mL de soro fisiológico. E após o ano e meio, poderão ser administrados até 10 mL de soro.

Segundo o otorrinolaringologista Henrique Penatti, a melhor opção é permanecer sentado durante a realização da higiene nasal: “Ao deitarmos e aplicarmos o soro no nariz, ele poderá causar engasgos quando alcançar a garganta. A experiência é semelhante a que temos ao beber água sentado ou deitado”.

Como desentupir o nariz do bebê

  1. Método do banho morno. Dar um banho morno no seu bebê é um modo eficiente de desentupir seu nariz. ...
  2. Soro Fisiológico. ...
  3. Aspirador nasal. ...
  4. Um ambiente umidificado. ...
  5. Elevar a cabeça do bebê

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

Crianças com nariz entupido não dormem bem à noite, principalmente por conta da posição horizontal dificultar o fluxo sanguíneo, piorando o edema. Para resolver isso, uma boa dica é elevar a cabeceira, seja com travesseiros sob o colchão ou com livros embaixo dos pés superiores da cama ou berço.

Introduzir a solução salina lenta e continuamente. Incline a cabeça para o outro lado e repita o processo com a outra narina. Passe um pedaço de gaze ou de algodão sobre o nariz para ajudar a retirar o muco. Se o muco for espesso e abundante, pode-se usar também o aspirador nasal.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

Prepare o bebê para o procedimento
Posicione a seringa com o soro na entrada da narina do bebê, especificamente na parte lateral que fica oposta ao septo nasal. Injete o soro de forma lenta e contínua, observando sua saída pela outra narina. Faça a limpeza da mesma forma na narina contrária.