Pode lavar o fígado de galinha?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O fígado de galinha é um tipo de carne barato, mas bastante nutritivo. Para evitar deixá-lo com um sabor amargo e cozinhá-lo adequadamente, é importante limpá-lo corretamente antes do cozimento. É só deixá-lo de molho em água fria e remover todos os tecidos conectivos para deixá-lo prontinho para cozinhar.

Lave o fígado sob água corrente e seque bem com um pano de prato limpo (ou papel-toalha). Com uma faca pequena e afiada, corte e descarte as veias e nervos.

Fique de olho em pedaços bem frescos e com a cor viva. Para limpar o fígado, dê preferencia a pedaços grandes ou inteiros. Comece retirando toda a membrana fina e branca que recobre a carne. Puxe delicadamente para trás até ela se desprender por completo.

Essa dica serve também para o fígado de frango. Limão ou vinagre Essa é outra forma de amaciar o fígado de boi ou de galinha, ele suaviza o sabor, eu uso essa técnica somente para receitas que tenham molho.

Truque do leite
Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender.

Depois de limpar o fígado, você deve temperá-lo bem para que não fique com um sabor forte. Para isso, você pode usar molho inglês, mostarda, sal, pimenta-do-reino, alho, etc. Deixe o fígado tomando gosto no tempero por pelo menos 1 hora.

As proteínas são fundamentais na dieta para desintoxicar o fígado, pois são um dos responsáveis por varrer as toxinas do organismo, além de ajudar no controle da fome, evitando as compulsões por alimentos não saudáveis. Vegetarianos podem optar por consumir proteínas vegetais, como tofu, tempeh e miso.

Aviso Importante. Este alimento, se manuseado incorretamente e/ou consumido cru, pode causar danos à saúde . Para sua segurança, siga as instruções a seguir. Mantenha o congelado de 0 à -12º C.

Dicas para deixar o seu fígado macio
Pode ser alho, pimenta do reino, manjericão ou o de sua preferência. Faça do jeito que costuma a fazer com outras carnes e, logo após temperar, leve o bife para frigideira.

Se os fígados parecem pálidos, amarelados ou congestionados, a maioria dos consumidores entende que ocorreu algum problema durante a produção nas granjas. Com frequência visitamos abatedouros de frangos, onde investigamos a razão de destas variações nos lotes.

Caso você tenha dificuldades ou sinta a carne dura ao tocá-la, é melhor não preparar o alimento, pois não deve estar bom. Quanto à cor do fígado, também é importante ficar atento, para ser uma carne apreciável ela deve ter um tom de vermelho acerejado.

Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.