Qual é a vitamina que tem a lentilha?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 27 de setembro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Lens culinaris, popularmente chamada de lentilha, é pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae.

A leguminosa é rica em proteínas, Ômega 6 e 9, vitaminas do complexo B1, zinco e magnésio e proteínas. A lentilha é um dos alimentos mais antigos da dieta humana e um dos melhores aliados devido aos seus múltiplos componentes nutricionais, proteínas vegetais e fibras que proporcionam inúmeros benefícios à saúde.

Alimentação Saudável
Embora o feijão seja um alimento menos calórico, a lentilha apresenta mais nutrientes, o que no final das contas pode ser uma ótima forma de compensação. Entender as características de cada um dos alimentos pode ajudá-lo a fazer escolhas mais saborosas e variadas.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

12 horas

Por isso, antes de cozinhar a lentilha, é preciso deixar de molho por 12 horas (no mínimo), com o objetivo de reduzir todos os antinutrientes e alguns resíduos de sujeira.

Ajuda no bom funcionamento intestinal
Além disso, a lentilha é rica em fibras, o que ajuda a promover um funcionamento regular do intestino, evitando episódios de prisão de ventre — lembre-se de que o consumo adequado de água é fundamental para evitar constipação intestinal.

Os alimentos fontes de melatonina (o hormônio do sono) ou de precursores dele também são bem-vindos. Anote aí quais são: lentilha, pistache, trigo, aveia, amêndoas, sementes de girassol, mostarda, banana e chocolate 70% cacau.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

Ao procurar quais tipos de lentilhas são os mais saborosos, você pode se deparar com a lentilha amarela, que, assim como a variação alaranjada, costuma acompanhar ensopados e outras receitas condimentadas.

O consumo regular das lentilhas germinadas, segundo os cientistas, pode ser benéfico para prevenção e controle do diabetes. Isso porque as lentilhas têm a capacidade de melhorar o metabolismo da glicose no sangue, os lipídios e as lipoproteínas em pessoas diabéticas e saudáveis.

As leguminosas são excelentes alternativas de alimentos os diabéticos pois, são ricas em fibras, que por sua vez ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Elas ainda são boas fontes de proteína. Poderá comer feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. O recomendado é ingerir até duas porções diárias.