Como é utilizada a lentilha?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Cozida, a lentilha pode substituir o feijão, ou também pode ser a base da sopa de lentilha, o ingrediente de uma nutritiva salada ou até ser usada para criar um delicioso hambúrguer vegetariano.

Arredonda, mais fina e vendida comumente partida, ela tem um sabor mais suave e se desmancha no cozimento - que deve ser entre 15 e 20 minutos - e por isso é muito usada para purês, sopas, ensopados e em pratos tradicionais como o dhal ou o curry indiano.

A lentilha quando inserida na alimentação diária ajuda a regular as células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo na prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos. Isso ocorre devido às proteínas, os antioxidantes, as vitaminas do complexo B e o zinco.

Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão. Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas).

12 horas

Por isso, antes de cozinhar a lentilha, é preciso deixar de molho por 12 horas (no mínimo), com o objetivo de reduzir todos os antinutrientes e alguns resíduos de sujeira.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

As lentilhas precisam ficar de molho porque contêm fitatos, ácido fítico e taninos, compostos antinutricionais que, quando consumidos em excesso, causam excesso de gases e podem diminuir a absorção de proteína, ferro e outros nutrientes.

Acredite se quiser: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico e trigo podem ser consumidos crus. Para experimentar, é só deixar leguminosas e cereais imersos em água, por horas ou mesmo dias a fio, dependendo do grão, em processo de germinação. Quando adquirirem consistência macia, nem precisa aquecer para consumir.

As leguminosas são excelentes alternativas de alimentos os diabéticos pois, são ricas em fibras, que por sua vez ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Elas ainda são boas fontes de proteína. Poderá comer feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. O recomendado é ingerir até duas porções diárias.

Proteínas vegetais: feijão, grão de bico, ervilha e lentilha são ótimas opções para quem quer uma refeição vegetariana ou mais leve. Eles são um excelente recurso para repor a proteína pós-treino.

Passadas as 8 horas, escorra os grãos e lave-os bem para retirar qualquer impureza. Muita gente acredita que é necessário retirar a película (casca) do grão-de-bico, mas não é necessário e nem indicado fazer isso. É que a maior parte das fibras do alimento se encontra justamente ali.

Os alimentos fontes de melatonina (o hormônio do sono) ou de precursores dele também são bem-vindos. Anote aí quais são: lentilha, pistache, trigo, aveia, amêndoas, sementes de girassol, mostarda, banana e chocolate 70% cacau.