Pode lavar carne de boi com vinagre?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

O vinagre não mata as bactérias. O vinagre pode acelerar o processo de cozimento da carne, e quando você lavar a carne apresentará uma aparência de cor cinza clara, perdendo o vigor e a sua cor característica. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha.

As razões para lavar a carne com vinagre são várias: Atua como amaciante da carne, resultando em um produto final mais macio. O vinagre é eficiente na remoção de impurezas diversas em pouco tempo. Esse método é efetivo contra a proliferação de bactérias na superfície da carne.

Carnes (frango, peixe, carne vermelha)
- Manter o produto cru separado dos outros alimentos; - Lavar com água e sabão as superfícies de trabalho (incluindo as tábuas de corte), utensílios e mãos depois de manusear o alimento cru.

Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

“O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Na carne vermelha, o tempo médio é de 30 a 60 minutos marinando!

O nutricionista Breno Lozi alerta os perigos que este ato pode causar: "Lavar as carnes aumenta o risco de contaminação cruzada, que nada mais é do que a transferência de micróbios patogênicos causadores de doença de um alimento contaminado, geralmente cru, para outro alimento, de forma direta ou indireta".

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço – Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.

A pasteurização trabalha com temperaturas incapazes de eliminar os esporos. Para matar completamente bactérias e esporos, é preciso esterilizar e para fazer isso através do calor precisamos aplicar temperaturas acima de 120cº. Este procedimento resulta em carnes com sabor de enlatado.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Misture ½ xícara de chá de vinagre, ½ limão e 2 colheres de sopa de azeite e despeje sobre a carne. Você pode temperar essa mistura antes de regar a proteína. Deixe descansar por 10 minutos e finalize a receita.

vinagre de maçã

Produtos ácidos como o vinagre de maçã quebram as ligações da proteína e deixam a carne mais macia. Anota a nossa dica aí! Leve para a geladeira e deixe descansar por, no mínimo, 2 horas.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água. Vinhos ácidos e vinagre também devem ser evitados principalmente em vinha-d'alhos (marinadas). Carne de porco é mais gorda – Não.

Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.