Pode lavar assadura com sabonete?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Adote, no lugar dos lenços, água morna com um pouquinho de sabonete neutro para fazer a limpeza, utilizando um algodão macio. O sabonete diminui o atrito com a pele, além de limpar. Se houver evacuação, lave as partes necessárias. Se não for possível, use a mesma tática da água morna.

Um sabonetehipoalergênico para o corpo todo que auxilia na prevenção de irritações e assaduras. Dermacyd Infantil é o sabonete líquido da Dermacyd para o seu bebê. Um sabonetehipoalergênico para o corpo todo que auxilia na prevenção de irritações e assaduras.

Para isso, deve-se priorizar o uso de cremes à base de petrolato, óxido de zinco e lanolina, além do conhecido talco, que é capaz de evitar o acúmulo de umidade na região em que é aplicado.

Sempre use cremes e pomadas anti-assaduras
Esses produtos são ótimos para diminuir a fricção e é recomendável reaplicar sempre que a fralda for trocada. Dê preferência que contenham óxido de zinco e prefira aqueles que não têm petrolatos (a famosa vaselina).

A pele com assadura é extremamente sensível. Para aprender a como cuidar de um bebê e não machucá-lo, é indicado ter muita delicadeza para cuidar dessa região. Primeiro, você deve ter bastante atenção à higiene da área a ser tratada. Dê banho no neném com água morna e sabonete neutro.

Eles têm partículas muito pequenas, que podem ser aspiradas pelo bebê, desencadeando doenças pulmonares. Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico. O amido pode ser utilizado também para evitar brotoejas.

Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

Se a assadura não melhorar em 24 horas, mesmo aplicando a pomada em cada mudança de fralda, é melhor falar com o pediatra. Cuidado: se a irritação estiver em “carne viva” ou com bolhas, pus e feridas, deve-se procurar o pediatra rapidamente.

Quanto tempo demora para curar a assadura? Tudo depende do tipo de assadura e dos cuidados com a pele do bebê. Geralmente, os sintomas desaparecem depois de 3 a 4 dias. Então, se eles persistirem mesmo depois desse prazo, é importante procurar o(a) pediatra.

Não use álcool para realizar a limpeza, pois esse tipo de produto resseca a pele, o que contribui para o aparecimento de lesões. Na hora da higiene, use sempre toalhas macias e limpe de forma bem suave.

Como curar assadura em bebê rápido? Utilizar cremes e pomadas que promovam a hidratação local e criam uma barreira de proteção contra o atrito da fralda com a pele é uma medida importante para curar assaduras nos primeiros dias.