Pode jantar depois do treino?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Como a rotina e a fome nem sempre são iguais para todos, é possível optar entre jantar depois da academia ou fazer um lanche. “Dessa forma, se o pós-treino for o jantar, consumir carnes, ovos ou peixes combinados a arroz, batata ou pão, por exemplo.

Carboidratos integrais – Tapioca e batata doce. Verduras e legumes – Verduras e legumes também estão liberados.

E o ideal é que se coma uma quantidade adequada de carboidratos e proteínas até 2 horas após o treino, segundo Fulvia. Mas aqui, essa quantidade vai variar de pessoa por pessoa, dependendo do peso corporal e objetivo.

O grupo dos carboidratos é o mais indicado para refeições antes do treino, enquanto as proteínas devem prevalecer nas refeições realizadas após a prática. A profissional esclarece que o “pré-treino” abrange todas as refeições consumidas antes do exercício e não só apenas na meia hora anterior à prática.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros. A carne vermelha é um bom alimento para se consumir no pré-treino, porque fornece bastante energia devido à abundância de proteína.

O que comer no jantar pós-treino?

  1. Opção 1: crepioca (ovos e tapioca) de frango.
  2. Opção 2: sanduíche de patê de atum ou de frango.
  3. Opção 3: omelete com cenoura, ervilha e milho.
  4. Opção 4: wrap de frango (ou pão sírio), com alface e tomate.

Pode jantar depois do treino? “Sim, o ideal é considerar o lanche da tarde como a refeição pré-treino, e o jantar como pós-treino”, reforça a nutricionista.

Vale lembrar que, durante o exercício, o corpo busca a energia do glicogênio, que fica estocado nos músculos. Nesse processo, as proteínas presentes na musculatura também podem ser consumidas {especialmente se pulamos a refeição pré-treino}. Daí a importância da reposição logo depois do exercício.

Leite, iogurte, queijo, carnes magras (frango, por exemplo), peixe ou ovos são algumas fontes proteicas que deve incluir na sua alimentação pós-treino. No entanto, a ingestão de proteína nesta fase deve ser moderada, pois, quando em excesso, dificulta os processos bioquímicos de recuperação do corpo.

O pós-treino
Após os exercícios, isto é, no pós-treino, o corpo precisa de reposição de proteína e carboidrato bom. A principal função do ovo, neste caso, é garantir essa reposição de forma saudável.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.