Pode ir treinar em jejum?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Sim, existem alguns benefícios em treinar em jejum, mas não é algo que serve pra todo mundo, inclusive tendo diversas contraindicações. Pessoas com hipoglicemia e pressão baixa, por exemplo, devem evitar essa prática. E em todos os casos, o ideal é fazer uma avaliação médica antes de começar a treinar.

Nesse sentido, o treino em jejum ajuda na redução de gordura e na perda de peso. Mas esse não deve ser o único fator levado em consideração. Muito pelo contrário, afinal, indisposição, cansaço e sonolência também podem aparecer.

Benefícios de treinar em jejum pela manhã
Realizar treinos em jejum pode te auxiliar na perda de peso sim, mas para realizar as atividades é necessário que você procure um profissional, pois caso seu treino seja muito intenso, pode acabar trazendo alguns riscos a sua saúde.

Como treinar em jejum da maneira adequada? A melhor forma de realizar um treino em jejum é fazer um exercício com intensidade entre baixa e moderada, já que treinos mais pesados e que exigem força e explosão requerem energia rápida, que geralmente vem dos carboidratos — que estão em falta para quem está em jejum.

1. Mito ou verdade: Treinar em jejum faz mal? Segundo a especialista, para pessoas saudáveis, o treino em jejum não traz nenhum prejuízo, pois nosso organismo possui muitas adaptações para manter a glicemia normal, mesmo em estado de jejum prolongado.

30 a 60 minutos antes: carboidratos e um pouco de proteína
Essa só deve ser uma opção se você realmente não tiver tempo para comer antes, se seu objetivo é ganhar massa muscular ou estiver planejando um treino muito intenso.

Então, ficamos mais vulnerável a distensões e machucados, ao amanhecer. A recomendação, nesse caso é praticar exercícios entre as 16 e 20 horas. Se você tiver problemas em manter uma rotina de exercícios, a manhã pode ser o melhor horário para se exercitar, dizem os especialistas.

O tempo de jejum ideal
O período que, segundo os estudos mais recentes, uma pessoa leva para metabolizar os alimentos ingeridos é de três horas. Consequentemente, esse virou o tempo de jejum pedido para a maioria dos exames. Mesmo assim, como citado, existem aqueles que não possuem recomendações.

Como é que o corpo beneficia com o exercício matinal? 1. Durante as primeiras horas do dia, a sua capacidade de utilizar a gordura corporal como combustível e energia aumenta, factor que ajuda muito nos treinos, principalmente em exercícios cardiorrespiratórios e resistidos.

Posso fazer cardio em jejum? Sim, o cardio em jejum é uma excelente alternativa para perder calorias. Afinal, quando estamos de estômago vazio, o organismo diminui a produção de glicose e glicogênio. Desse modo, são utilizados os estoques de gordura para gerar energia, favorecendo o emagrecimento.

O profissional também explica que, se o objetivo é estimular o metabolismo, o treino pela manhã também tem seus benefícios. “São queimadas calorias extras, uma vez que os efeitos da atividade física são mais fortes durante o dia do que à noite”. Mas nada de exageros, alerta o profissional.

Ou seja, segundo a ciência, não comer antes de treinar não faz diferença na perda de gordura, mas faz no treino em si, como mostra uma outra pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology. Segundo este e outros vários estudos, comer antes de treinar faz com que você tenha um desempenho melhor nos exercícios.

O que é bom comer depois do treino? Iogurte, leite e ovo podem ser os representantes mais famosos quando falamos de proteínas, mas há uma série de outros alimentos ricos neste macronutriente, sabia? O clássico prato brasileiro arroz com feijão é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA.