Pode fazer exame de endometriose menstruada?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Evitar realizar o exame no período menstrual, mas não chega a ser contraindicado (se a paciente menstruar não irá prejudicar a qualidade do diagnóstico). Obrigatório ter realizado todos os preparos prévios.

Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal para pesquisa de endometriose. O preparo alimentar tem que ser feito no dia anterior ao exame e no dia do exame. Dieta sem resíduos (fibras), evitar gordura, vegetais folhosos, alimentos do tipo integral, grãos de feijão, leite e derivados.

Ressonância Magnética
O procedimento é mais refinado do que as ultrassonografias e tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento da endometriose e possível evolução da doença. Contudo, a ressonância magnética também pode ser feita para diagnóstico inicial da doença.

Muitas vezes se evita fazer no período menstrual pelo desconforto da paciente, mas não há prejuízo para a qualidade do exame.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Exame de sangue CA 125 – este exame serve para avaliar a quantidade de proteínas CA-125 na corrente sanguínea. Valores aumentados de CA-125 podem indicar a presença de endometriose. Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

Endometriose em estado avançado pode causar, por exemplo, uma hidronefrose, que é a obstrução das vias que ligam o rim à bexiga. Outro problema causado pela endometriose é o aumento no risco de infertilidade. A infertilidade, na realidade, não é culpa apenas da endometriose.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Ultrassom abdominal
Pode acontecer do ureter que é um tubo que leva a urina do rim até a bexiga, está obstruído por foco de endometriose. Isso geralmente ocorre porque a endometriose pode acometer as laterais da pelve e ela pode englobar principalmente a parte final do ureter desacelerando o esvaziamento do rim.

Para diagnosticar a endometriose intestinal, são solicitados exames de imagem como a ressonância magnética, o ultrassom transvaginal com preparo intestinal e a laparoscopia, que permitem visualizar o tecido endometrial aderido ao intestino e, às vezes, em outras áreas próximas.

A realização de exame de sangue durante o período menstrual pode interferir no resultado de alguns exames, como os exames hormonais e de proteínas séricas.

- Este exame deve ser realizado preferencialmente fora do período menstrual, a não ser que haja solicitação médica para avaliar a cliente nessa fase do ciclo ou que se trate de um caso de urgência. - Mulheres com sangramento não-menstrual podem fazer esta ultrassonografia se o médico solicitante assim desejar.

A menstruação não interfere na realização do ultrassom pélvico. Os resultados também não são alterados. Portanto, você pode realizar a ultrassonografia durante o período menstrual.