Pode fazer banho de assento com vinagre para infecção urinária?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

A prática pode ser adotada por quem deseja saber como aliviar infecção urinária imediatamente. Durante o banho, utiliza-se propriedades anti-inflamatórias e analgésicas de ervas e óleos essenciais, como camomila, sândalo, barbatimão, vinagre de maçã e sais de Epsom.

Banho de assento com vinagre
Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre, preferencialmente o de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

O banho de assento para infecção urinária consiste em encher uma bacia com água morna ou fria, e nela permanecer sentado por um período de 5 a 10 minutos. Uma curiosidade: em casas e apartamentos brasileiros mais antigos, era relativamente comum encontrar os chamados bidês, geralmente ao lado do vaso sanitário.

O banho de assento com vinagre é uma técnica que ajuda a aliviar os sintomas da candidíase.

Além de tudo, alimentos picantes, como pimentas e condimentos fortes, devem ser evitados durante uma infecção urinária. Afinal, esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário, assim como agravar outros sintomas e desconfortos.

Banho de assento com vinagre
Ele também atua de forma parecida ao bicarbonato de sódio, deixando o local inapropriado para a proliferação de fungos e bactérias. Para preparar o banho de assento, coloque meia xícara de vinagre em um litro de água quente, e fique de 15 a 30 minutos.

Quais os tipos e sintomas de infecção urinária?

  • Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  • Frequência urinária com baixo volume de urina;
  • Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Urina com cheiro forte.

Os sintomas da infecção urinária na bexiga mais comuns são:

  • necessidade frequente de urinar;
  • queimação ao urinar;
  • perda de urina, em alguns casos;
  • febre;
  • dor na parte inferior das costas;
  • aumento da vontade de urinar a noite e.
  • urina com aparência turva.

De acordo com o doutor Alexandre Pupo, “o vinagre tem um pH bastante ácido” e “não é indicado para a lavagem íntima porque altera o pH vaginal e o microambiente da vagina”.

Como preparar um banho de assento
Deixe esfriar e, quando estiver morna ou natural, coloque o conteúdo em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos; Permaneça de 2 a 3 minutos no banho de assento; Enxugue normalmente a região com uma toalha macia.

Têm que tomar banho depois do banho de assento? Ou precisa tomar antes? O banho de assento deve ser realizado após a higiene íntima com sabonete neutro. Normalmente após o termino do banho de assento deve se apenas secar a região.

Medicamentos Para Infecção Urinária Sem Retenção De Receita

  • Uro Vaxom 6mg Apsen 30 Cápsulas. R$ 161,76 R$ 133,89. 189316.
  • Mezolium 40mg Germed 28 Comprimidos Revestidos. PBM.
  • Mezolium 20mg Germed 28 Comprimidos Revestidos. PBM.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Antibióticos para cistite não complicada
As melhores opções de tratamento empírico (sem orientação do antibiograma) incluem: Nitrofurantoína 100 mg de 12/12 por 5 a 7 dias. Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 160/800 mg de 12/12 horas por 3 dias. Fosfomicina 3 g em dose única.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor.

Como aliviar as dores da infecção urinária

  1. Beba bastante água;
  2. Beba suco de cranberry ou alimentos e bebidas diuréticas;
  3. Não segure o xixi;
  4. Aumente o consumo de Vitamina C;
  5. Coma alimentos probióticos;
  6. Alivie as dores com compressa quente.