Pode dormir com todas as luzes apagadas?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Dormir em ambiente com luz pode prejudicar a saúde, diz estudo. Dormir por apenas uma noite com uma luz fraca, como um aparelho de TV com o som desligado, elevou o açúcar no sangue e a frequência cardíaca de jovens saudáveis que participaram de um experimento de laboratório do sono, segundo um novo estudo.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

Para garantir que a luz não interfira no sono, invista em máscaras de dormir ou cortinas que bloqueiam a entrada da luz do Sol. Em casos de medo de escuro, tente diminuir o máximo possível a incidência de luz durante a noite.

Não há estudos conclusivos sobre o uso da luz negra para dormir, talvez porque ela seja mais difícil de obter. Sendo o resultado da radiação eletromagnética composta de raios ultravioleta, é pouco comum que ela seja usada para iluminação doméstica.

Mas evitar a iluminação não é bom apenas para um sono de qualidade. Dormir com luz acesa pode aumentar as chances das pessoas desenvolverem problemas de saúde como diabetes, pressão alta e obesidade. Essa conclusão é de um estudo feito pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.

“Ao escurecer, a substância passa a ser produzida na glândula pineal do cérebro. Esse processo auxilia o organismo em seu preparo para o sono. Ele reduz a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo”, pontua o neurologista.

Evite deixar as luzes acesas
Isso porque você gastará muita energia elétrica e, caso haja criminosos de olho na sua casa, eles notarão que a mesma luz está o tempo todo acesa e concluirão, portanto, que a casa deve estar vazia.

Acredita-se que o medo do escuro tenha uma origem evolutiva, uma vez que, para os humanos pré-históricos, o escuro estava associado às ameaças dos predadores. Mas as causas também podem estar relacionadas a traumas, como um episódio de castigo ou violência sofridos em um ambiente escuro.

Cor: As luzes brancas permitem ver melhor, mas também são estimulantes, portanto ruins para ambientes que precisam transmitir conforto, como o quarto. Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, relaxante e tranquila, perfeita para descansar.

Luz azul. O azul é reconhecido como uma das cores do descanso, introduzindo o conceito de neutralidade nos espaços residenciais. Logo, optar por lâmpadas e fitas de LED azuis é investir em relaxamento e noites bem dormidas.

Apesar de o sangue não ser fosforescente, é comum utilizar substâncias luminescentes, como o luminol, que, quando combinadas a peróxido de hidrogênio (H2O2), produzem uma lenta reação química que é catalisada pelo Ferro, presente na hemoglobina do sangue, acelerando o processo e tornando os menores traços de sangue ...

Mito: Deixar a luz acesa gasta menos energia que apagar e acender a luz. Verdade: Toda a luz que está desligada ajuda a poupar energia. Deixar as luzes acesas por qualquer espaço de tempo gasta mais energia do que apagá-las quando não são necessárias.