O que a ansiedade faz com a visão?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar: Visão embaçada, halos ou sombras. Nebulosidade na visão.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

Estresse e visão
Além disso, altos níveis de adrenalina, outro hormônio neurotransmissor que é produzido pelas suprarrenais e atua no sistema nervoso simpático (SNS), pode causar visão borrada, o que pode levar ao desenvolvimento da coriorretinopatia serosa central (CSC) em alguns casos, uma doença que atinge a retina.

As complicações advindas do estresse mental são bem difundidas e temidas, como por exemplo, as doenças cardiovasculares (como infarto e AVC), distúrbios do sono e depressão. Porém, o que poucas pessoas sabem é que, o estresse também pode afetar e causar doenças oculares.

Efeitos do estresse na visão
A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar: Visão embaçada, halos ou sombras. Nebulosidade na visão. Flashes de luz.

Agitação, mãos e pés frios, tensão e dor muscular, aperto na mandíbula, roer unhas, boca seca, diarreia, batimentos cardíacos acelerados, insônia, respiração ofegante e aumento da pressão sanguínea.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

A saúde mental também afeta a visão
Que a baixa acuidade visual afeta a saúde mental, isso já está mais que comprovado. Contudo, os efeitos contrários também são possíveis. Ou seja, indivíduos que tenham problemas como depressão, insônia, ansiedade ou estresse podem desenvolver alterações visuais significativas.