O que a ansiedade pode causar nos olhos?

Perguntado por: svasques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Dores de cabeça, sensação de vista cansada, visão turva, coceira e ardência, ressecamento dos olhos, também são sinais de alerta. Eles podem aparecer tanto em pessoas com altos níveis de estresse, quanto em pacientes com um quadro de fadiga ocular, popularmente conhecida como vista cansada.

Efeitos do estresse na visão
A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar: Visão embaçada, halos ou sombras. Nebulosidade na visão. Flashes de luz.

Além disso, a ansiedade e o estresse podem aumentar o risco e coriorretinopatia serosa central, caracterizada pelo acúmulo de líquido entre as camadas da retina que se manifesta por visão distorcida na região central e hipermetropia induzida.

Há maneiras de evitar o estresse ocular?

  1. Diminuir o tempo em frente aos aparelhos digitais;
  2. Piscar com mais frequência;
  3. Utilizar umidificador de ambiente;
  4. Diminuir o brilho das telas;
  5. Atentar-se à iluminação do local de trabalho/estudo;
  6. Fazer pausas durante o uso prolongado de dispositivos eletrônicos.

Fadiga ocular
Nesse contexto, a fadiga ocular ocorre quando concentramos nossa visão por muito tempo num ponto fixo. Pense em um trabalho no escritório, por exemplo: ao manter seus olhos constantemente grudados na tela, as chances de esbarrar em um caso de fadiga ocular são bem grandes.

Agitação, mãos e pés frios, tensão e dor muscular, aperto na mandíbula, roer unhas, boca seca, diarreia, batimentos cardíacos acelerados, insônia, respiração ofegante e aumento da pressão sanguínea.

As complicações advindas do estresse mental são bem difundidas e temidas, como por exemplo, as doenças cardiovasculares (como infarto e AVC), distúrbios do sono e depressão. Porém, o que poucas pessoas sabem é que, o estresse também pode afetar e causar doenças oculares.

Estresse e visão
Além disso, altos níveis de adrenalina, outro hormônio neurotransmissor que é produzido pelas suprarrenais e atua no sistema nervoso simpático (SNS), pode causar visão borrada, o que pode levar ao desenvolvimento da coriorretinopatia serosa central (CSC) em alguns casos, uma doença que atinge a retina.

As causas principais da visão turva são erros de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo – ou presbiopia. Entretanto, a visão embaçada também pode ser um sintoma de problemas mais sérios, incluindo uma doença ocular potencialmente ameaçadora à visão ou distúrbio neurológico.

Entre os principais sinais relacionados à fadiga visual, podemos destacar os seguintes:

  • Ardência e cansaço nos olhos.
  • Olhos irritados, vermelhos e com sensação de ressecamento.
  • Dor de cabeça e nos olhos.
  • Visão dupla, embaçada ou turva.
  • Sensibilidade à luz ou percepção de pontos luminosos.

Pisca pisca: relaxando os músculos faciais, abra e feche as pálpebras cerca de 20 vezes. Faça isso devagar, suavemente e sem esforço. Esse exercício estimula a circulação de sangue e ajuda a lubrificar os olhos, prevenindo a síndrome do olho seco.

Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo: Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína) Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau.

A saúde mental também afeta a visão
Que a baixa acuidade visual afeta a saúde mental, isso já está mais que comprovado. Contudo, os efeitos contrários também são possíveis. Ou seja, indivíduos que tenham problemas como depressão, insônia, ansiedade ou estresse podem desenvolver alterações visuais significativas.