É melhor deixar a luz acesa ou apagada?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sabemos que essa não é uma atitude muito econômica – nem ecológica – mas, principalmente em áreas de risco, dar a impressão de que alguém está acordado na casa pode inibir a ação dos criminosos. É a mesma lógica aplicada na dica de deixar a luz acesa quando sair a noite.

Deixar as luzes acesas por qualquer espaço de tempo gasta mais energia do que apagá-las quando não são necessárias. Sempre que sair de uma sala, apague as luzes.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

Dormir por apenas uma noite com uma luz fraca, como um aparelho de TV com o som desligado, elevou o açúcar no sangue e a frequência cardíaca de jovens saudáveis que participaram de um experimento de laboratório do sono, segundo um novo estudo.

Dormir com luz pode aumentar o risco de hipertensão, diabetes e obesidade. Sentimos vontade de dormir à noite porque é no escuro que produzimos a melatonina, o hormônio do sono.

Quando escurece, essa substância é produzida na glândula pineal do cérebro. Esse processo ajuda o corpo a se preparar para dormir. Neurologistas dizem que pode reduzir a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e a temperatura corporal.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Dormir exposto à luz poderá atrasar ou reduzir a produção de melatonina, o que, por sua vez, pode interromper seu ciclo de sono. Além de estimular o sono saudável, a melatonina também ajuda a regular outros hormônios no corpo, incluindo aqueles que afetam o ciclo menstrual da mulher.

Dormir na escuridão completa é melhor para a sua saúde porque a escuridão promove a secreção de melatonina, a hormona do sono que o ajuda a adormecer.

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina.

Pode causar obesidade
Segundo a pesquisa, “a luz artificial à noite durante o sono foi significativamente associada ao aumento do risco de ganho de peso e obesidade, especialmente em mulheres que tinham uma luz ou uma televisão ligada no quarto enquanto dormiam”.

Não há estudos conclusivos sobre o uso da luz negra para dormir, talvez porque ela seja mais difícil de obter. Sendo o resultado da radiação eletromagnética composta de raios ultravioleta, é pouco comum que ela seja usada para iluminação doméstica.