Pode dormir à tarde?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os benefícios do sono já são bem conhecidos, mas saiba que a soneca da tarde também faz bem à saúde. A regularidade da famosa sesta pode melhorar o humor, reduzir a fadiga e aumentar do estado de alerta.

Dormir tarde pode acarretar em diversos prejuízos à saúde, como por exemplo: você pode não dormir horas suficientes para o corpo descansar, tende a ficar mais sedentário e pode ter mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

Como veremos a seguir, eles sugerem que dormir à tarde, especialmente depois do almoço , pode ser uma verdadeira terapia, diminuindo o risco de doenças graves. Além disso, vale relembrar que, para um adulto na faixa de 30 a 60 anos, recomenda-se entre 7 e 8 horas de sono por dia.

Um estudo publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health e pela Universidade de Harvard revelou que as pessoas que vão dormir entre as 22 e as 23 horas dormem melhor e podem ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que o fazem mais cedo ou mais tarde.

Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que cochilar em excesso também pode ser prejudicial.

O surpreendente efeito sobre o cérebro de soneca durante o dia, segundo ciência. Encontrar um tempo para uma soneca todos os dias é bom para o nosso cérebro e ajuda a mantê-lo maior por mais tempo, dizem pesquisadores da Universidade College London, no Reino Unido.

Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar. O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

30 minutos

"A soneca após o almoço deve durar no máximo 30 minutos para não atrapalhar a noite, pois é nesse horário que o sono é mais restaurador e importante".

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.