O que fazer quando não se dorme à noite?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Faça o teste de insônia!

  1. Não consigo dormir, eu tenho insônia?
  2. 7 dicas do que fazer com a insônia.
  3. Regule o horário de sono.
  4. Não durma durante o dia.
  5. Pratique atividade física.
  6. Evite substâncias estimulantes durante a noite.
  7. Cuide da alimentação.
  8. Tenha um local aconchegante para dormir.

Respiração profunda, meditação de atenção plena e imagens guiadas são apenas algumas abordagens de relaxamento que podem ajudar a acalmar sua mente antes de dormir ou se você acordar durante a noite.

Na parte de trás do crânio
O local chamado "Sono Tranqüilo" ou "Pilar Celestial" está localizado atrás do lóbulo da orelha. Para o encontrar, coloque o dedo no pequeno osso atrás da orelha e deixe-o deslizar para um buraco a cerca de um centímetro da base do seu crânio.

A dificuldade em conseguir dormir pode ter causas psicológicas além de causas físicas. A ansiedade, o estresse e a falta de equilíbrio interno, de modo geral, podem ser raízes da insônia.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Realizar a higiene do sono: defina hábitos como rotina para dormir e acordar e um quarto propício ao relaxamento para cuidar do seu sono e estar mais preparado para lidar com fontes ansiogências durante o dia. Procurar ajuda profissional: o psiquiatra pode ajudar você no controle da ansiedade e no combate à insônia.

Confira, abaixo, quais são os sintomas da ansiedade noturna:

  • Falta de ar;
  • Suor noturno;
  • Taquicardia;
  • Insônia;
  • Pensamento acelerado;
  • Boca seca;
  • Formigamento nos membros; e.
  • Náusea.

Vitamina B12

Zinco: Usar a suplementação de zinco quando este está abaixo do ideal ajuda a melhorar a qualidade do sono. Em combinação com o astaxantina (um ceto-carotenoide) ocorre ainda, a melhora na latência do início do sono². Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³.

Benzodiazepínicos

  • Alprazolam.
  • Clonazepam.
  • Oxazepam.
  • Triazolam.
  • Flurazepam.
  • Lorazepam.

Aqui estão as três principais maneiras de treinar seu cérebro para adormecer.

  1. Seja disciplinado com horários. A melatonina é um hormônio produzido pelo corpo para regular quando você fica com sono e quando acorda. ...
  2. Não deite na cama sem sono. ...
  3. Mude sua atitude em relação ao sono.

A insônia se torna crônica se a incapacidade de iniciar ou manter o sono ocorre pelo menos três vezes por semana, por mais de três meses. Uma maneira de avaliar se você está tendo um sono de boa qualidade ou se seu sono está suficiente, é analisar seu bem-estar físico e emocional no dia seguinte.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

Entre os alimentos que combatem a insônia estão banana, semente de abóbora, grão de bico, soja, leite, carne, amendoim e tâmaras. Dessa forma, outro aliado é a aveia, fonte natural de melatonina, e o mel, que reduz os níveis de orexina, hormônio que te deixa alerta.

"Acordar durante a noite pode ter muitas razões diferentes, como pernas inquietas ou movimentos sutis em nossos membros, distúrbios respiratórios do sono, como apneia, ou necessidade de urinar com mais frequência à medida em que envelhecemos", explica Maja.

Bananas

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

Os chás de camomila, cavalinha, erva-cidreira, erva-doce, hortelã, melissa, passiflora possuem propriedades calmantes e são indicados para ajudar a indução do sono.