Como é a voz de um fumante?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Quem fuma ou quem conhece alguém próximo fumante já deve ter percebido que a voz ficou diferente ao longo dos anos. Essa situação fica mais evidente nas mulheres, porque a voz fica mais grossa, um tanto rouca. Isso acontece porque o hábito de fumar causa inflamação crônica nas cordas vocais.

Além da alteração da voz, é comum os fumantes relatarem dificuldades respiratórias e instabilidade vocal durante a fala, precisando fazer pausas inadequadas para respirar ou para limpar a garganta por causa do excesso de secreção na região da laringe.

A OMS explica que o fumo provoca uma inflamação crônica nas cordas vocais, uma espécie de edema ou acúmulo de muco que vai engrossando a voz e a deixando mais rouca, efeito mais perceptível nas mulheres.

Isso se deve tanto pela própria fumaça e componentes, como pelo fato das células ciliadas, presentes nas bordas das cordas vocais e importantíssimas para renovação do muco que a recobre, pararem de se movimentar por uma hora a cada cigarro utilizado.

A primeira coisa corriqueira que um fumante pode começar a reparar é a sensação constante de boca seca, também conhecida como xerostomia. Esse efeito existe porque o cigarro interfere na secreção salivar, diminuindo a produção normal de saliva.

Evitar bebidas alcoólicas e cigarro. Manter a higiene vocal. Fazer um relaxamento na região do pescoço (exercícios como o bocejo, vibração de lábios e alongar a musculatura do pescoço podem ajudar). Evitar lugares barulhentos que te obrigue a falar mais alto para ser escutado.

O cigarro causa prejuízos não somente à saúde respiratória, mas também para a qualidade do sono. A nicotina provoca uma inflamação e edema nas vias áreas superiores, dificultando a passagem de fluxo do ar e favorecendo o desenvolvimento de ronco, apneia do sono e insônia crônica.

Problemas à laringe e faringe
As substâncias químicas presentes no cigarro causam irritação na pele que reveste toda a região da faringe e laringe, provocando um processo inflamatório crônico”, explica o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama, do Hospital Cema.

Para tratar o problema é preciso, antes de mais nada, parar de fumar, pois assim muitos sintomas já começam a diminuir ou são eliminados. Vale ressaltar que esse processo tem relação importante com o tempo de tabagismo e a saúde de cada pessoa.

A nicotina presente no cigarro é um estimulante que suprime o apetite e acelera o metabolismo, aumentando a queima calórica e diminuindo o peso, o que parece atrativo do ponto de vista estético.

Neste estudo, o cálculo é que as pessoas percam, em média, 11 minutos de vida por cigarro fumado, 3h40 por maço e até um ano e meio por pacote.

Card para redes sociais: Fumantes possuem uma expectativa de vida, em média, dez anos menor | INCA - Instituto Nacional de Câncer.