Porque não alfabetizar antes dos 7 anos?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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“Essa prática garante a formação das bases necessárias para a construção de outras linguagens”, comenta. Estimular a leitura precoce, por sua vez, compromete tal formação. Além disso, pode ocasionar problemas como sobrecarga, deficiências na coordenação motora, apatia, desinteresse, desmotivação e estresse.

A alfabetização na idade certa é fundamental para que as crianças consigam seguir sua vida com sucesso e, ouso dizer, com alegria. Ao final do 2º ano, ali pelos 7 ou 8 anos, todas deveriam dominar as habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A prática pedagógica que visa à precoce escolarização ainda na pré - escola pode deixar de contribuir para a aquisição de conhecimentos globais e importantes para a criança e, ainda, fragilizar o desenvolvimento infantil.

É possível vermos crianças de 5 anos sendo alfabetizadas, capazes de decifrar as primeiras palavras, assim como algumas só conseguirão ler a partir dos 7 anos. O ponto fundamental é que o estímulo seja feito sempre de forma natural, afinal crianças podem ter ritmos distintos entre si.

Na fase da alfabetização, existem escolas que começam a introduzir as letras por volta dos 4 ou 5 anos de idade. Nesse caso, as crianças que já frequentam a escola podem começar o aprendizado de forma gradual para serem alfabetizadas de fato por volta dos 6 a 7 anos.

Pelo documento, é considerado fundamental que o aluno faça diferenciação entre a escrita e outras formas gráficas de expressão, assim como é necessário o entendimento de que o princípio que regula a escrita é a correspondência entre letra e som.

O período de pré-alfabetização é uma fase crucial no desenvolvimento das crianças, que ocorre antes do início formal da aprendizagem da leitura e escrita.

O papel da escola e do educador na educação infantil é influenciar a formação e organização da conduta moral da criança para a construção de valores sociais e culturais, dos quais as crianças necessitam no decorrer de sua vida formando a sua personalidade.

São eles:

  • Dislexia. A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos. ...
  • Disgrafia. Já a disgrafia se caracteriza pela dificuldade na escrita. ...
  • Discalculia. ...
  • Dislalia. ...
  • Disortografia. ...
  • Transtorno de Deficit de Atenção (TDA) ...
  • Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ...
  • Outras condições.

Essa falta de acesso à educação de qualidade fortalece o ciclo de desigualdade social, já que indivíduos com pouco ou menos estudo dificilmente conseguem mudar sua condição ao longo da vida, enquanto que aqueles que nascem com maior renda podem estudar mais e, por consequência, se tornarem adultos com condições ...

Desta forma a pré-escola, que é a etapa anterior ao ensino fundamental e compreende a faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade, torna-se obrigatória a ser realizada por todas as crianças em território nacional.