Qual a diferença de traças e cupins?

Perguntado por: smartins . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

As traças sobrevivem melhor em lugares úmidos, enquanto os cupins se adaptam a lugares mais fechados, e fazem colônia com diversos indivíduos de sua espécie.

Além de uma boa dedetização, dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário.

Rachaduras, buracos e barulhos
Mas, conforme a colônia cresce, o prejuízo se torna mais visível e audível também. Eles corroem a madeira de dentro para fora, deixando buracos. Assim, é possível identificar quando isso acontece. Basta dar batidinhas na tábua para ouvir a diferença no som da área atingida.

O que faz as traças aparecerem é, justamente, as fontes de alimento que possuem amido e queratina. Além disso, ambientes escuros e úmidos também atraem esses insetos para dentro de casa.

Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar.

Esses animais têm preferência por lugares escuros. As traças sobrevivem melhor em lugares úmidos, enquanto os cupins se adaptam a lugares mais fechados, e fazem colônia com diversos indivíduos de sua espécie.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

Calor. Locais abafados são altamente atrativos para os cupins. Baixas temperaturas são mortais para esses insetos!

Os locais mais comuns podem ser:
Em madeiras secas, como portas, objetos de decoração feitos de madeira, móveis, assoalhos, pisos e outros; No topo de árvores, no telhado ou no alto nos postes, onde os cupins aproveitam a proximidade com a árvore infestada para dar suporte ao ninho.

Óleo de laranja
Deve ser aplicado no início da infestação do cupim de madeira e é muito eficiente para matar insetos adultos ou larvas.

Devemos ficar de olho em lugares escuros e úmidos, onde as traças gostam de ficar; e também é comum elas virem em caixas que trazemos das ruas. A “limpeza” é a palavra-chave, e devemos manter limpos rodapés e frestas com aspirador de pó, reduzindo a disponibilidade de alimento para esses animais.

Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam. 2) Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Saquinhos de lavanda também funcionam.

O cravo-da-Índia pode espantar as traças. A dica é espalhar sachês pelas estantes, prateleiras e gavetas, além de fazer a troca uma vez por mês. Para montar uma solução para borrifador, a mistura é feita com 20 cravos fervidos por 5 minutos e um pouco de álcool. Então, é só aplicar onde estão os insetos.