Onde a traça se esconde?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Guarda-roupas, gavetas, cantos de paredes, estantes, despensas e depósitos abandonados são os lugares preferidos desses insetos que gostam de viver em cantinhos escuros e úmidos. Traça é um nome genérico para duas ordens distintas de animais: Thysanura e Lepidoptera.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.

Lã, couro e algodão são algumas opções. Além disso, a traça-das-roupas aproveita sujidades como restos de pelos humanos, penas e poeira acumulada no ambiente. O local preferido dessas invasoras não poderia ser outro: o guarda-roupas. Lá, elas encontram um verdadeiro banquete feito de camisas, blusões e travesseiros.

O que faz as traças aparecerem é, justamente, as fontes de alimento que possuem amido e queratina. Além disso, ambientes escuros e úmidos também atraem esses insetos para dentro de casa.

Lugares escuros e úmidos são os preferidos das traças. Portanto, faça o ar circular e deixe o sol entrar abrindo portas e janelas com frequência. Além de ser um hábito saudável, isso evitará o aparecimento desses bichinhos. Evite também o mofo, que aparece em lugares úmidos, impermeabilizando paredes e tetos.

As fezes de traça são bem pequenas, bem parecidas com um grão de pimenta preta.

A acidez do vinagre ajudará a afastar os insetos. Limão: o limão também é uma ótima opção para afastar estes pequenos seres indesejados. Espalhando cascas secas pelo local, o forte cheiro impedirá que as traças cheguem perto das roupas e de livros.

No caso das traças de livros, popularmente conhecidas como torpedinho prateado, é possível encontrar um inseto de cor prateado entre as páginas ou em locais que tenham papel ou papelão acumulado. Esses, por sua vez, são bichos sem asas – que pertencem ao grupo dos tisanuros.

Essas pragas vivem em locais úmidos e seus nutrientes vêm de matéria orgânica vegetal. Tudo que contenha celulose pode ser atacado pelas traças. O inseto pode viver até 4 anos.

A larva de traça é pequena, branca e tem cerca de 1cm de comprimento. Já o ovo de traça é muito pequeno, cerca de 1mm, e pode ser encontrado em grande quantidade nas roupas de lã ou seda e em cantos escondidos da sua casa. Em seguida, é hora da limpeza e organização da casa!

De acordo com Remi Melina, do site Live Science, na verdade, as criaturas que fazem os furinhos nas roupas são os “filhotinhos” de uma espécie de mariposa (Tineola bisselliella) — que ocasionalmente pode ser encontrada entre as roupas do armário.

Esses animais têm preferência por lugares escuros. As traças sobrevivem melhor em lugares úmidos, enquanto os cupins se adaptam a lugares mais fechados, e fazem colônia com diversos indivíduos de sua espécie.

Mesmo causando danos materiais, que podem ser significativos, as traças não apresentam risco à saúde humana. Ainda assim, a presença desses insetos em um ambiente é sinal do excesso de resíduos e poeira, o que causa extremo incômodo a pessoas com asma, alergias e rinite.

Várias espécies encontradas em ambiente doméstico levam a fama de traças-das-roupas, afinal, elas são na verdade pequenas mariposas da família Tineidae. “Elas apresentam desenvolvimento holometábolo (com a presença da fase de larva e de pupa durante o processo).

Traça, 'ash no original hebraico, de uma raiz que significa “cair”, como roupas comidas por traças caem em pedaços (Jó 4:19; 13:28; Isaías 50:9; 51:8; Oséias 5:12). No grego traça é ses (Mateus 6:19-20; Lucas 12:33). É feita alusão à destruição das roupas pelas larvas da traça-de-roupas.