É normal rato subir na cama?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Se houver restos de comida ou migalhas espalhadas pelo quarto, os ratos sobem em camas em busca de uma refeição fácil. Também é importante mencionar que a habilidade dos ratos de subir em camas e paredes pode variar dependendo da espécie e do tamanho do roedor.

Algumas coisas como comidas expostas, buracos, entulhos, rações de animais sem proteção, ralos abertos e falta de higienização podem atrair os roedores. Logo, é necessário ter alguns cuidados para não ter uma infestação. Os animais preferem locais seguros, quentes e com comida para seus abrigos.

Sótão é um cômodo pouco usado no Brasil, é basicamente um cômodo embaixo do telhado e geralmente é utilizado para guardar objetos em desuso. Apesar de ficar logo abaixo dos telhados os ratos conseguem alcançar o sótão pois são capazes de subir paredes com grande facilidade.

Os ratos costumam sair durante a noite para comer, fazem isso porque percebem um movimento menor das pessoas e assim se sentem mais seguros para vasculhar todos os cantos em busca de comida.

Cientistas canadenses estavam fazendo um experimento com camundongos quando descobriram um medo incomum dos roedores, totalmente ao acaso: eles possuem grande aversão por bananas.

Entenda o significado de rato em casa
Se, por acaso, você achar um rato na sua casa, saiba que algo está errado. Tenha cuidado com parentes avarentos, situações que minam a sua energia em demasia e eventuais desconfianças, problemas materiais e aborrecimentos.

Os pontos mais corriqueiros são armários, cantos com entulho e a parte inferior dos móveis. – Barulhos e odores: Se o bando crescer demais, ouvem-se com mais facilidade ruídos característicos, principalmente à noite. Já o cheiro desagradável pode ser decorrente tanto da urina quanto da decomposição de roedores mortos.

Os ratos gostam tanto das zonas baixas, quanto nos topos dos móveis. Se ficarem localizados no piso, haverá maior facilidade para capturá-los, portanto, fique sempre atento aos possíveis rastros que estarão nos espaços inferiores, principalmente, dos armários, onde geralmente caem restos de alimentos.

Produtos como óleo de hortelã, pimenta e cebola, liberam odor que os ratos não suportam e consequentemente se afastam do local.

Cheiros que os ratos detestam
De acordo com o biólogo, alguns exemplos incluem hortelã-pimenta, lavanda, eucalipto, citronela e óleo de rícino. “Esses cheiros podem ser desagradáveis para os ratos devido à sensibilidade do seu olfato.

Por que aparecem os ratos? Quando vemos um rato em nossa casa é sinal de que algo está errado. Isso porque os ratos só aparecem quando damos condições para que tenham abrigo, água e alimento. Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos.

O esconderijo dos roedores depende dos hábitos de cada espécie. As ratazanas são mais presentes em lixões e esgotos. Já o rato-preto gosta de armazéns, onde encontra grande quantidade de alimento estocado.

Os roedores têm habilidades de comunicação muito complexas e usam sons de alta frequência para se comunicar uns com os outros: são sons que os humanos não conseguem ouvir. Além disso, os roedores podem desenvolver apego pelos seres humanos e são populares como animais de estimação domesticados.

A mordida de rato deve ser tratada rapidamente, pois provoca o risco de transmitir infecções e causar doenças como febre da mordedura do rato, leptospirose ou, até mesmo, raiva e outras. No artigo anterior, falamos sobre as doenças que podem ser transmitidas por roedores, confira!