Onde os pernilongos se escondem durante o dia?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

De hábitos noturnos, o mosquito se abriga durante o dia em locais úmidos, escuros e protegidos do vento. É fácil de identificar que um pernilongo está perto de você: o barulho que ele emite é bem característico e sua picada pode causar ulcerações na pele.

Óleo de citronela: planta medicinal e repelente que afasta mosquitos e pernilongos, além de ter um cheiro cítrico e agradável para os humanos. Dá para plantar em jardins, quintais e vasos; Óleo de lavanda: afasta pernilongos, moscas, pulgas e carrapatos.

"O pernilongo gosta de locais mais escuros para se alimentar e também para se esconder", contou.

Eles não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h da tarde. No período da noite eles não saem para se alimentar, mas se encontrar alguém próximo ao seu criadouro ele pode se aproveitar da situação e picar.

“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.

E como espantar pernilongos na hora de dormir? Uma maneira prática é ligar o ventilador perto da cama, pois o vento forte atrapalha o vôo do inseto, que fica desorientado e se afasta do local. Então, já sabe: ventiladores de teto ou de chão podem ser seus fiéis escudeiros no combate ao pernilongo.

O zumbido, que vem do bater de asas, também são atraentes para os machos que estão em busca de parceiras. Inclusive, eles batem as asas com mais frequência que as fêmeas, achando o som delas mais suave e atraente.

“O que sabemos é que o mosquito é atraído pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio do nariz” explica o professor. O zumbido irritante que a fêmea faz quando nos ronda atrás de alimento nada mais é do que o som proveniente do movimento de suas asas enquanto voa.

19 horas

Mosquitos dormem muito em laboratório. Algo entre 16 e 19 horas por dia, dependendo da espécie. Mas não é fácil reconhecer um mosquito cochilando – quando não estão rondando atrás de alimento, eles se empoleiram por longos períodos para conservar energia.

Nas residências, ele se esconde em alguma sombra, geralmente embaixo da cama ou atrás de móveis, e espera o fim do dia para agir. “De tanto se alimentar do nosso sangue, esses insetos evoluíram e passaram a ter uma saliva muito pouco irritante para o ser humano.

Considerando, claro, que ele não morra esmagado por mãos humanas. Corre por aí a ideia de que esses insetos vivem apenas um dia, mas não é verdade. Para a tristeza de alguns, eles duram bem mais que isso. O tempo de vida de um pernilongo — nome genérico de mosquitos do gênero Culex — é de 30 dias, em média.

O calor acima dos 30°C e a chuva de verão favorecem a multiplicação deles. Afinal, o clima quente acelera o metabolismo do inseto, que tem ciclo de vida de 1 mês. Além do calor, os pernilongos também se atraem pelo suor do nosso corpo.