Porque tem pessoas que não são picadas por pernilongos?

Perguntado por: llopes8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.

Atrair insetos é, então, uma característica física, possivelmente genética, que vai acompanhar a pessoa durante toda a vida. Os estudos, feitos ao longo de meses, mostraram que voluntários preferidos ou preteridos continuaram assim, não importa que roupa usassem, o que comessem ou bebessem.

Existem outros sinais físico-químicos que condicionam a atração do mosquito por determinadas pessoas, particularmente o calor, o vapor d'água, a umidade, sinais visuais e, o mais importante, os odores exalados pela pele.

Uma boa dica é plantar citronela no quintal ou comprar um óleo essencial de citronela e colocar nas lâmpadas da casa, para que o calor produzido por elas libere o aroma da citronela, afastando os mosquitos. Conheça algumas plantas que afastam os mosquitos e ainda decoram a casa.

O que atrai os pernilongos é o gás carbônico que eliminamos durante a respiração. Então, para se proteger do ataque deles, principalmente durante o sono, é preciso recorrer a algumas táticas de defesa como uso de telas nas janelas e portas e mosqueteiros.

Desde o começo dos anos 70, cientistas vêm mostrando por experiências simples, como colocar voluntários de tipos sanguíneos diferentes em contato com centenas de mosquito, que os de tipo O atraem mais estes insetos.

A diferença de cheiros de cada um depende de diversos fatores: Dióxido de carbono (CO2): os mosquitos, assim como outros insetos hematófagos, são atraídos pelo CO2 emitido durante a nossa respiração. Consequentemente, pessoas que exalam mais CO2 geralmente são mais atrativas.

Óleo de lavanda: afasta pernilongos, moscas, pulgas e carrapatos. Tem efeito calmante e relaxante, aliviando a ansiedade e o estresse; Óleo de eucalipto: afasta mosquitos, tem propriedades purificantes e refrescantes.

De fato, algumas pessoas são mais atrativas para os pernilongos do que outras. Isso é explicado por um fator: os odores expelidos pelo corpo. Dióxido de carbono (CO2): os mosquitos, assim como outros insetos hematófagos, são atraídos pelo CO2 emitido durante a nossa respiração.

Para ele, o local da picada está diretamente ligado à nossa respiração, por isso, ele pode rondar as nossas orelhas.

Conte com produtos naturais com óleos essenciais
Além disso, optando por produtos de limpeza naturais com óleos essenciais, você ajuda a manter os pernilongos ainda mais longes. O Multiuso YVY Citronela é uma ótima alternativa saudável, ecológica e eficaz. Além disso, os insetos odeiam o aroma de Citronela.

O manjericão exala um cheiro bem forte, por isso, é uma excelente planta repelente de insetos. Também muito utilizada na culinária. Além de afastar os mosquitos, é uma aliada dos cozinheiros, principalmente no preparo de molhos, massas e carnes.

Alguns alimentos têm propriedades que por si só podem servir como repelente natural. Uma das maiores fontes de citronela, por exemplo, é a erva-cidreira. Tomar um chá da folha antes de dormir pode ajudar a inibir pernilongos, que se afastarão pelo cheiro do suor.

Um aplicativo disponível para Android, iOS e Windows Phone promete dar noites tranquilas de sono para quem sofre com pernilongos e outros mosquitos durante a noite. O Anti Mosquito - Sonic Repeller trabalha emitindo sons de alta frequência (ultra-som), que afasta os insetos de perto do aparelho.