Qual é o significado do incenso na Bíblia?

Perguntado por: abarros2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Uso prático: Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados. Significado simbólico: O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ordenanças do sacerdócio, em ofertas de alimentos (ver Levítico 2:1) e em óleo para ungir sacerdotes.

O incenso significado tem a função de representar o misterioso e milagroso sopro de vida, é o elemento espiritual. Por isso, se a vela contém o fogo, que é a forma como as informações espirituais transitam e se manifestam.

A queima do incenso significa a transformação da matéria (carvão e ervas) em espírito (aroma). Sua fumaça é o elemento espiritual etéreo (plano espiritual) que está no ar, por onde todas as energias, informações e pensamentos espirituais transitam para chegarem em seus devidos lugares.

Os judeus usavam-no para fumigação, uma prática que lhes permitia aproximarem-se de Deus queimando o incenso e respirando o fumo, e assim os cristãos continuaram a usar incenso nas Igrejas, queimando-o durante as cerimónias e borrifando-o nos fiéis, mas também para desinfetar os quartos e purificar o ar.

Os aromas e a fumaça liberados durante a queima do incenso possuem inúmeras finalidades, desde renovar as energias do ambiente ou de si próprio, até auxiliar na meditação e no relaxamento ou somente para espalhar um aroma especial pela casa.

Usado junto com o culto e a oração, acreditava-se que a queima de incenso poderia afastar os maus espíritos enquanto purificava o ambiente.

Para apagar a chama que ficou acesa no incenso, nunca deve ser apagada com o sopro! Porque estará a dar, o seu sopro vital, ao incenso e isso, não é adequado.

mirra

Quanto ao simbolismo da mirra como um presente para Jesus, assim como o incenso indica o reconhecimento dos Magos da Sua natureza divina, assim a mirra celebra a Sua humanidade.

Além do incenso de Sálvia, considerado o mais poderoso para proteção, também é possível usar: Arruda: além de limpar as energias negativas, a arruda também é conhecida por criar uma barreira protetora no ambiente em que as pessoas transitam.

Ele é usado em cerimônias religiosas, rituais de purificação, aromaterapias , meditação, para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mau odor.

Os primeiros registros vêm do Egito e da Índia. Era acreditado que a fumaça tinha uma ligação entre os homens e seus deuses. Para os hindus, babilônios e hebreus, o incenso era tido como oferenda. Na Grécia e na Roma Antiga, ele servia como forma de “exorcizar” demônios e cultuar os deuses do Olimpio.

Tirando isso, independente de qualquer religião ou crença, qualquer um pode usar incenso em casa ou no trabalho. Existem pessoas que gostam de sentir o cheiro dos incensos e os utilizam apenas para aromatizar o ambiente.

O incenso de mirra, assim como o de arruda, tem como principal função a purificação de energias, por isso ele é muito utilizado para proteção.