Porque o barquinho de papel flutua na água?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Porque o papel e mais leve que a água.

Os sais dissolvidos que existem na água do mar ajudam o barquinho a flutuar, como se ajudassem a segurá-lo em cima d'água. É só um pouquinho, cerca de 3% a mais que a água doce, mas isso já faz diferença.

Em forma de barquinho ela consegue deslocar a mesma quantidade de água ou até mais do que o peso dela. Aí, flutua", explica o aluno Lucas.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

A relação do peso do objeto com o peso da água deslocada é o que determina se o objeto flutua; embora o tamanho e a forma do objeto tenham um efeito, eles não são o principal motivo pelo qual um objeto flutua ou afunda. Se um objeto desloca mais água que o seu peso, flutuará.

"O funcionamento dele é simples: o barquinho se movimenta porque há pequenas gotas de água dentro do compartimento de alumínio. Quando essas gotas esquentam, elas se transformam em vapor e “expulsam” a água que está nos canudinhos, criando uma espécie de jato.

1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.

A boia consegue flutuar porque tem peso menor do que a força que a água exerce sobre ela. Essa força chama-se empuxo.

É possível um navio afundar por diversos fatores, como erros humanos, falhas técnicas, condições meteorológicas, colisões com recifes, rochas e icebergs, excesso de passageiros ou até mesmo ao entrar em guerra com outros navios.

Por que objetos flutuam na água? Por conta da diferença de densidade, objetos menos densos que a água boiam, como por exemplo: isopor, bola de futebol, entre outros. Esses materiais possuem uma massa concentrada em um volume relativamente grande, fazendo com que sua densidade seja menor que a da água.

À medida que o corpo fica acima da superfície, a quantidade de fluido que ele desloca decresce. Eventualmente, a impulsão que atua na parte submersa do corpo torna-se igual ao peso do corpo nalgum grau de submersão e, atingindo o equilíbrio, o corpo flutuará.

Porque a densidade do lápis (constituído de madeira e grafite) é menor do que a densidade da água que vale 1.000 kg/m³, sendo assim o menos denso fica em cima flutuando.

Flutuação é a ação e o efeito de flutuar (manter-se à tona/superfície de um líquido ou de um gás, estar no ambiente influindo no ânimo, boiar). O termo é usado para fazer referência à ação do corpo da pessoa que está a nadar.

Se a densidade de um corpo é superior à do fluido, então o seu peso será maior que a força de impulsão (para cima) e o corpo afundar-se-á. Se, pelo contrário, a densidade do corpo for menor que a do fluido, a impulsão será maior e o corpo será empurrado para cima em direção à superfície.