O que piora a insônia?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Higiene inadequada do sono: existe uma série de coisas que fazemos durante o dia ou à noite que pode prejudicar uma boa noite de sono, tais como: horários irregulares de sono, trabalho noturno, uso de álcool e cafeína, ingestão pesada de alimentos e exercícios extenuantes próximo ao horário de dormir.

Depressão, ansiedade, estresses, mania ou hipomania, causas ambientais, barulho, jet lag, sesta durante o dia, trabalho noturno, alimentação e/ou exercício antes de dormir, consumo de álcool ou de cafeína.

Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos.

Atividades como ler, pintar, bordar, escutar música calma e meditar também podem contribuir para isso.

8 alimentos que atrapalham o sono: veja lista e entenda

  • 1 - Café ...
  • 4 - Álcool. ...
  • 5 - Açúcar. ...
  • 7 - Chocolate amargo.

A insônia se torna crônica se a incapacidade de iniciar ou manter o sono ocorre pelo menos três vezes por semana, por mais de três meses. Uma maneira de avaliar se você está tendo um sono de boa qualidade ou se seu sono está suficiente, é analisar seu bem-estar físico e emocional no dia seguinte.

Como voltar a dormir tranquilamente depois de perder o sono?

  1. Faça exercícios de respiração. O controle consciente da respiração é capaz de reduzir a sensação de estresse e retomar o relaxamento. ...
  2. Medite. Outra excelente forma de acalmar a mente e relaxar o corpo é a meditação. ...
  3. Após 20 minutos sem dormir, saia da cama.

Na parte de trás do crânio
O local chamado "Sono Tranqüilo" ou "Pilar Celestial" está localizado atrás do lóbulo da orelha. Para o encontrar, coloque o dedo no pequeno osso atrás da orelha e deixe-o deslizar para um buraco a cerca de um centímetro da base do seu crânio.

Os chás de camomila, cavalinha, erva-cidreira, erva-doce, hortelã, melissa, passiflora possuem propriedades calmantes e são indicados para ajudar a indução do sono.

Começando no leite e terminando no peixe, conheça sete deles aqui.

  1. Leite e derivados. Afinal, parece que é mesmo verdade: beber um copo de leite antes de se deitar pode ajudá-lo a dormir melhor. ...
  2. Ovos. ...
  3. Espinafres. ...
  4. Peru. ...
  5. Banana. ...
  6. Frutos secos. ...
  7. Peixe.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

Além disso, desequilíbrios na produção de melatonina, cortisol, TSH, T4 livre, adrenalina, noradrenalina e GH também têm relação com a ocorrência de insônia.

Seus sintomas costumam durar por três meses ou menos. A insônia crônica, por outro lado, dura por mais de três meses, e ocorre por, pelo menos, três noites por semana. Vale ressaltar que a insônia é diferente de curtos períodos de tempo.

6 passos para pegar no sono

  1. Diminua a luz do ambiente. Para começar, sente-se na beirada da cama e desligue o celular -a única luz que pode estar acesa nesse momento é a do abajur.
  2. Relaxe a face. ...
  3. Relaxe os ombros e braços. ...
  4. Relaxe as pernas. ...
  5. Esvazie a mente. ...
  6. Crie um cenário sereno.

"Acordar durante a noite pode ter muitas razões diferentes, como pernas inquietas ou movimentos sutis em nossos membros, distúrbios respiratórios do sono, como apneia, ou necessidade de urinar com mais frequência à medida em que envelhecemos", explica Maja.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.