Por que minha voz não muda?

Perguntado por: rreal . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Se o corpo cresceu e a voz não mudou, deve-se avaliar o que está acontecendo. Várias situações podem prejudicar o desenvolvimento da voz, como problemas nas “cordas vocais”, alterações hormonais, ou até mesmo influências emocionais.

A primeira transformação evidente que a voz sofre ocorre na passagem da infância para a adolescência. Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Importante: alguns recursos não estão disponíveis em todos os idiomas, países ou dispositivos Android compatíveis.

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Google Home .
  2. No canto superior direito, toque na sua foto do perfil ou inicial. ...
  3. Em "Todas as configurações", toque em Voz do Assistente.
  4. Escolha uma voz.

Se você quer saber como mudar a voz em alguns aspectos, o fonoaudiólogo pode ajudar e muito. Esse profissional é capacitado para analisar sua situação, de modo personalizado, e indicar exercícios e técnicas que, com certeza, surtirão efeito.

Segundo a literatura, existem algumas pessoas que têm muda vocal incompleta na adolescência. Por esse motivo, pode ser que a voz tenha padrões vocais diferentes dos esperados para a sua faixa etaria. Além disso, existem alterações orgânicas que muitas vezes limitam o tratamento.

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

Como o tom de voz altera a mensagem? A voz diz muito a respeito da imagem que transmitimos para as pessoas. É por meio dela que conseguimos identificar o estado de espírito, as emoções e outros aspectos psicológicos importantíssimos associados à troca de mensagens verbais entre as pessoas.

testosterona

O que acontece é o seguinte os hormônios, principalmente a testosterona, têm influência direta no tecido laríngeo (estrutura onde é produzida nossa voz), isso faz com que a voz fica mais grave.

Quem tem uma voz excessivamente assertiva ou mandona pode treinar falar bocejando. Isto ajuda a perceber a velocidade do som e as cordas vocais, e deixa a fala mais suave.

Regina Bittar é responsável pelo áudio da ferramenta em português. Locutora de comerciais de TV, ela diz estranhar ouvir sua voz no site. A mulher que dá voz ao Google no Brasil tem 49 anos, é casada, mãe de dois filhos e moradora de São Paulo.

O Voicemod é um modificador de voz de anime gratuito e popular que é famoso entre vários usuários do ZOOM, Google Hangout e Duo. Ele permite que criadores de conteúdo e gamers mudem facilmente as vozes para a voz de seus personagens favoritos de anime.

O problema pode ser resolvido por meio da tireoplastia, uma cirurgia realizada no esqueleto laríngeo – conhecido como caixa da voz – através de pequenas incisões. Vários fatores impactam a qualidade sonora, fazendo com que muitas pessoas se sintam insatisfeitas com o som que emitem.

É possivel sim engrossar a voz, através de terapia fonoaudiologica. Mas antes é necessário avaliar a extensão vocal da pessoa para saber se ainda cabe ser feito de forma saudável ou se ela já está falando no seu tom mais grave sem trazer malefícios.

As três causas mais comuns para ocorrência da voz fina no homem são: Hormonal: baixos níveis de testosterona. Aceitação: o adolescente não se adapta ao novo estilo de voz e acaba optando por manter a voz fina. Psicológica: voz mais infantilizada pelo medo de crescer.

As alterações causadas na voz acontecem porque o fumo provoca uma inflamação crônica nas cordas vocais, com acúmulo de muco e edema. Nesses casos, é possível ver que a voz engrossa e fica mais rouca.

A classificação básica da voz humana para o canto é feita em aguda, média e grave. A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.