O que acontece quando entra morcego dentro de casas?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se você vir um morcego dentro de casa, não precisa se assustar. A primeira coisa a fazer é manter a calma e observar o animal. Em seguida, tente identificar qual é a saída mais próxima para o animal. Se a porta estiver aberta, você pode simplesmente esperar que o morcego saia sozinho.

O que significa visita de morcego na Umbanda? Em algumas linhas de espiritismo, o morcego representa a nossa capacidade em lidar com a nossa escuridão interior, nossos medos, defeitos e fantasmas. Nos rituais xamânicos é uma figura de grande poder, estando atrelado à abertura de caminhos para o novo.

Além da raiva, os morcegos também podem transmitir outras doenças, como por exemplo, a histoplasmose e esporadicamente a criptococose, por meio dos dejetos que caem do forro das edificações, quando contaminados com fungos.

Como você viu neste texto, o morcego não tem nenhum problema com a luz. Ele até tem bons olhos, capazes de ajudá-lo a enxergar, além de contar com a ecolocalização. A questão é: por ter se tornado um animal noturno ao longo da evolução, ele aprendeu a sobreviver melhor durante à noite.

Morcegos não constroem ninhos por conta própria. Por isso, eles se alojam em espaços que já existem. Na natureza, geralmente escolhem o interior das cavernas. Como esses bichos são sensíveis à luz, preferem lugares assim, bem escuros.

O morcego e seu vasto simbolismo
Por estar ligado à escuridão, afinal é um animal de hábitos noturnos, possui simbologias relacionadas à morte, especialmente no cristianismo. Mas para alguns essa morte também pode ter o aspecto de renovação – ou seja, o antigo precisa morrer para o novo nascer.

O Morcego nos ensina a enxergar na escuridão dos nossos medos. Quando atravessamos as fronteiras do desconhecido, alcançamos um destino muito familiar, já há muito ansiado pelo nosso Espírito. Esse Totem Animal nos inspira a verdadeira coragem.

Se forem deixados quietos no habitat, os morcegos selvagens dificilmente oferecem riscos aos humanos. Sendo assim, a resposta para a pergunta “morcego é perigoso?” é não!

  • Leptospirose.
  • Controle Quirópteros.
  • Febre Maculosa.
  • Doença de Chagas.

Espante morcegos com fenol
Com cheiro próprio, bem característico, esse odor causa irritação nos morcegos, fazendo com que eles deixem o local em que estão, o mais rápido possível. É importante aplicá-lo com ajuda do borrifador.

Os morcegos são protegidos por lei e sua captura ou extermínio é crime ambiental (Lei nº 9.605/98). Estes morcegos não “mordem ou picam”, mas atenção! qualquer morcego pode morder por defesa se for diretamente manipulado.

Os morcegos são de hábito noturno saindo de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite. Comunicam-se e voam orientados por sons de alta freqüência que, emitidos pela boca ou narinas, ao encontrar um obstáculo retornam em forma de ecos.