O que fazer se for atacado por um morcego?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Normalmente quem cuida desse problema é o Centro de Zoonoses. Os morcegos são considerados animais silvestres e sua presença na área urbana é um tanto anormal. Daí vem a necessidade de acionar o órgão competente para que eles tentem fazer a captura desse animal.

“Caso uma pessoa seja mordida por morcego, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica”, informa Boanerges Oliveira, agente de zoonoses.

RIO - O médico infectologista Gustavo Guimarães explica que a mordida do morcego pode causar pelo menos três doenças: a raiva, o tétano e as infecções locais mais leves. A principal delas é a raiva, doença transmitida por vírus e que mata.

Ao encontrar um morcego caído no chão, vivo ou morto, ou se houve contato com animais domésticos, a orientação é:

  1. Isolar o morcego utilizando pote, balde ou caixa de papelão.
  2. Procurar a Vigilância Ambiental nos canais informados.

Os que já estão com a raiva, apresentam um comportamento bem diferente do habitual, tais como: perseguir outros morcegos, se chocar contra pessoas, estruturas e/ou outros animais, têm seu voo prejudicado e podem ser encontrados em lugares pouco usuais, como no chão.

Cuidados na hora de espantar morcegos
Use sempre luvas e, de preferência, máscara e óculos de proteção sempre que entrar em um local com acúmulo de fezes de morcego. Não machuque os morcegos. Algumas pessoas sugerem espantar morcegos com calor, mas isso deve ser evitado, por ser perigoso.

Os morcegos são protegidos por lei e sua captura ou extermínio é crime ambiental (Lei nº 9.605/98). Estes morcegos não “mordem ou picam”, mas atenção! qualquer morcego pode morder por defesa se for diretamente manipulado.

A infecção da raiva progride, surgindo manifestações mais graves e complicadas, como:

  1. ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes;
  2. febre;
  3. delírios;
  4. espasmos musculares involuntários, generalizados, e/ou convulsões.

Normalmente, abordam a presa a partir do chão. Os sensores térmicos que têm no nariz facilitam a localização de uma veia próxima da pele. Os dentes incisivos fazem um rápido corte. Existe um ingrediente na saliva do morcego que evita a coagulação do sangue.

Além da raiva, os morcegos também podem transmitir outras doenças, como por exemplo, a histoplasmose e esporadicamente a criptococose, por meio dos dejetos que caem do forro das edificações, quando contaminados com fungos.

Lugares altos e de pouca circulação. Como foi citado no início, eles gostam de se alojar em lugares que não têm uma grande circulação de pessoas, sendo comum a sua presença em edifícios muito altos, ou mesmo em espaços deixados entre os telhados.